A Prefeitura de Itaboraí vai inaugurar, na próxima semana, o novo Centro de Testagem de coronavírus do município, no bairro de Manilha, onde estavam instaladas anteriormente as policlínicas da cidade. Além do Centro, a cidade ainda pretende inaugurar 30 leitos de tratamento intensivo exclusivos para os casos do Covid-19.
“Assim que iniciou todo o processo de contaminação, em todos os lugares, as consultas médicas foram suspensas. Assim, esses locais ficaram sem utilização. Por que não transformá-los, temporariamente, num espaço para salvar vidas e atender nossa população com novos leitos e de forma segura e adequada?”, explica o secretário municipal de Saúde, Júlio Ambrósio.
Um desses locais será a antiga Casa de Saúde São Judas Tadeu, em Outeiro das Pedras, que está desativada há 10 anos. O local passou por um processo de desapropriação e está sendo preparado para receber a população, contando com sala de recepção e de medicamentos, vestiários e banheiros, além de uma área para ambulância.
Segundo a Prefeitura, Itaboraí já conta com 45 espaços de atendimento primário de saúde disponíveis diariamente para a popualção. Com 391 casos positivos de coronavírus, o município também investiu na aquisição de testes rápidos e, desde o dia 26 de março, abriu o Espaço Covid-19, em Nancilândia, oferecendo atendimento especializado para a doença.
“Vamos juntos superar este problema. Reforço ainda que tudo que é planejado e executado na cidade de Itaboraí, inclusive as ações de enfrentamento à Covid-19, pode ser acompanhado nas publicações dos processos que são fixados https://coronavirus.itaborai.rj.gov.br/. Inclusive, a mesma prestação de contas que é feita ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, como prova do investimento que é feito na cidade com o dinheiro público”, afirmou o prefeito, Sadinoel Souza.