O deputado Jair Bittencourt retirou na tarde desta quinta-feira (2) sua candidatura para a presidência da Alerj, deixando a eleição com um único candidato, Rodrigo Bacellar. Ambos são do PL.
Ao todo, 70 deputados estaduais estão aptos para escolher um novo presidente para a Casa. O pleito foi marcado para 15h desta quinta.
A votação ocorrerá por voto secreto após decisão em caráter liminar do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, na manhã desta quinta-feira (2).
A decisão de Andrade Figueira foi dada em uma ação impetrada pelo deputado estadual Filipe Poubel (PL), questionando uma modificação feita no regimento interno da Casa na época em que o presidente era o então deputado Sérgio Cabral (MDB).
Não foi encontrado um projeto de resolução que deu origem à mudança – de secreto para aberto. A informação foi dada pela colunista Berenice Seara, do jornal Extra, e confirmada pela TV Globo.
A eleição colocaria em disputa dois deputados do mesmo partido, o PL, dono da maior bancada da Alerj, com 17 membros, que mostra sinais de racha.
De um lado, Rodrigo Bacellar, contava com o apoio do governador Cláudio Castro, do mesmo partido. De outro, Jair Bittencourt, apoiado por outro correligionário, o ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo apurou o blog do Octávio Guedes.
Ambos os candidatos são secretários de Castro: Bacellar é secretário de Governo, e Bittencourt, de Agricultura.
Até poucos dias atrás, a eleição de Bacellar era dada como certa. Mas a dificuldade para acomodar na chapa e nas comissões todos os pedidos dos deputados deu origem a uma chapa alternativa.
Crédito: g1.globo.com