Jovens que completam 18 anos em 2021 devem fazer o alistamento militar até 30 de junho

às

Os jovens que completam 18 anos em 2021 têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar. O serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano. Por conta da pandemia de Covid-19, a preferência é de que o processo de alistamento seja feito pelo site: www.alistamento.eb.mil.br. Mas aqueles que não tiverem acesso à internet podem realizar a inscrição pessoalmente na Junta de Serviço Militar de Rio Bonito, localizada na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, 95 – Centro (Antigo Fórum), das 8 às 16 horas, levando o RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço e duas fotos 3×4.

O Serviço Militar consiste no exercício das atividades desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) em defesa da nação. O alistamento é obrigatório no Brasil desde 1906 para jovens com 18 anos ou mais, inclusive aos portadores de deficiência física e mental. Quem não se alistar, além da aplicação de multa, que gira em torno de R$ 4,78 – o valor é corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), não poderá tirar passaporte, prestar vestibular para instituições de ensino, tirar carteira de trabalho nem ingressar no serviço público ou privado.

“Os jovens nascidos até o dia 30 de junho de 2003 estão isentos de pagar a multa”, afirma a secretária da Junta Militar de Rio Bonito, Suzana Miranda.

Certificado de Alistamento Militar – O Certificado de Alistamento Militar (CAM) é o documento que comprova que o brasileiro do sexo masculino se alistou no serviço militar ao completar 18 anos. Somente o cidadão pode retirar o CAM. No caso de absoluta incapacidade física, um tutor ou curador poderá retirar o documento, bem como solicitar sua isenção do serviço militar.

O que acontece com quem não faz o alistamento militar dentro do prazo?

Quem não se alista dentro do prazo tem que pagar uma multa de R$ 4,50 que é reajustada de três em três meses pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial).
Além da multa, quem não se alista no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá:
• Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
• Fazer passaporte ou prorrogar sua validade;
• Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
• Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
• Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
• Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
• Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
• Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Ou seja, se ganhar na loteria, o jovem que não se alistou não consegue retirar o prêmio.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias