Liderança e resiliência foram os temas da formação de professores em Rio Bonito

às

A secretaria de Educação realizou nesta segunda-feira (04) o segundo dia de formação continuada, que acontece todos os anos no início do ano letivo, destinada a professores do 6º ao 9º ano. Na parte da manhã, os trabalhos foram destinados aos professores de matemática, história, português, geografia, artes, ciências, educação física e artes (professor I), além de profissionais do Espaço Municipal de Ensino Supletivo (EMES) e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Além das orientações pedagógicas de rotina, também aconteceram palestras sobre Resiliência, ministrada pelo coach Eduardo Braga (mais conhecido como Pe. Dudu).

A formação, realizada no Centro Administrativo da Prefeitura, foi organizada pelo Departamento de Ensino e pela Coordenação Articuladora da Semec, e tem o objetivo de aprimorar o trabalho dos profissionais que atuam no setor. “A escola é o espaço social entre a família e a sociedade. É estratégica e prepara o individuo para a sociedade. É o professor quem mais fica tempo com as crianças que os pais. Quanto mais resiliente ele for vai conseguir tornar a sociedade mais forte. Em geral, a resiliência  está ligada a relação com adversidade e o estresse, também a superação ao aprendizado pessoal e ao crescimento humano”, afirmou.

Liderança – Há um ano afastado das funções sacerdotais, o padre Dudu vem se dedicando aos estudos, principalmente aos temas ligados a gestão de pessoas. Na parte da tarde, ele ministrou uma palestra sobre “Liderança”, direcionada para diretores, coordenadores de turno, coordenadores, articuladores e supervisores de escolas, entre outros. Para ele, o “bom líder” deve ter humildade, saber delegar, ser comunicativo, ter confiança, compromisso, atitude positiva, criatividade, intuição, capacidade de inspirar e sintonia com as pessoas.

Segundo a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, a formação continuada é considerada fundamental para o exercício da prática pedagógica e para o desenvolvimento profissional dos participantes, em prol de uma maior articulação entre teoria e prática. As próximas formações serão amanhã, dia 5/2, destinada aos professores do 1º e 2º ano e auxiliares de Educação Especial, incluindo os professores do EMES e EJA, na parte da manhã, além dos professores do 3º ao 5º anos e das Salas de Recursos, Sala de Leitura, Informática e Arte (Fundamental 1). Nos dias 11 e 13 de fevereiro o público-alvo serão os Coordenadores, Supervisores, Diretores e Orientadores Educacionais da Secretaria de Educação.

Veja também

Encerradas definitivamente, sistema de transferências via DOC, um dos mais tradicionais meios de pagamentos bancários por décadas.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias