Liga Riobonitense de Desportos homenageia mais de 70 ex-atletas e colaboradores do futebol da cidade

às
Vinicius Carvalho

Uma noite de emoções pelo reconhecimento e contribuição ao desporto riobonitense. Essa foi a noite de cerimônia em comemoração aos 70 anos da Liga Riobonitense de Desportos (LRD) que aconteceu na noite do último sábado (21), no Salão Nobre do Esporte Clube Fluminense. No evento, a Liga e os clubes homenagearam 78 ex-atletas, ex-dirigentes e colaboradores, com média de idade entre 65 a 90 anos, dos clubes de Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá.

A Liga Riobonitense de Desportos foi fundada em 19 de janeiro de 1953 e é filiada a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a instituição possui seis filiados, o Castelo Futebol Clube, Cruzeiro F.C., Esperança F.C., Esporte C.F., Motorista F.C. e Rio Bonito Atlético Clube. Além desses clubes, também estavam presentes na solenidade, representantes de dois ex-filiados, o Tanguá F.C., do município de Tanguá, e do União F.C., de Silva Jardim.

Entre os 78 homenageados da noite, estão nomes como o ex-atleta do Castelo Futebol Clube, Moacir Matos; o presidente do conselho deliberativo do Cruzeiro F.C., ex-massagista do clube e da seleção de Rio Bonito, Neiva Damaceno; o ex-diretor, ex-atleta e ex-treinador do Esperança F.C., Wanderley Carvalho, o Codorna; o ex-atleta amador e profissional do Esporte C.F., Antônio Carlos Gomes, conhecido como Cal; Sinésio Sodré, considerado torcedor nº 1 do Motorista F. C.; o ex-atleta, ex-diretor e ex-presidente do Rio Bonito A.C., Adílio José Alves e o ex-atleta do Tanguá F.C., Herval Rocha Leão, o Dadai.

Um dos homenageados foi o ex-integrante da junta disciplinar da Liga, Maríssimo Martins, de 82 anos. Ele disse que ficou muito feliz com o reconhecimento. “É uma alegria ser homenageado por uma instituição comemorando 70 anos. Acho que essas coisas (homenagens) precisam ser feitas porque fazem parte da cultura e ficam para a memória. Foi uma reunião muito agradável onde pudemos rever atletas daquela época que eu atuei em prol do futebol de Rio Bonito”, disse o ex-colaborador do desporto riobonitense.

Para o presidente da LDR, Ossian Silva, “conseguimos o principal objetivo, que foi homenagear. Nos emocionamos muito”.

Mais homenagens

Segundo Ossian Silva, essa foi apenas a primeira solenidade de homenagens de 70 anos de história.

“Como é o ano de aniversário, começamos nesse primeiro momento, convidando essas pessoas mais antigas para homenagear em vida os que ajudaram a montar a história que a liga tem hoje”, explicou Ossian.

Ele disse ainda que a intenção é que hajam mais duas solenidades de homenagens, uma dos ex-atletas da seleção da Liga de 1984, que foi campeã no estado, e outra dos jogadores que atuaram na cidade e que hoje são destaque fora dela, além de empresas e instituições parceiras.

 

 

 

 

Por Lívia Louzada

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias