A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio iniciaram na manhã desta sexta-feira (5) a Operação Finito, contra uma fraude fiscal de mais de R$ 200 milhões em sonegações.
Agentes da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Fazenda, a Administração Pública e o Patrimônio do Estado do Rio de Janeiro (Delfaz) e do Grupo de Atuação Especializada em Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Tributária (GAESF/MPRJ) saíram para cumprir mandados de busca e apreensão.
A fraude é feita, segundo o MPRJ e a Polícia Civil, através do acúmulo de expressivo volume de créditos do ICMS decorrentes de operações simuladas de compra e venda de mercadorias e, assim, sonegar os valores desse do ICMS a serem recolhidos aos cofres públicos estaduais.
De acordo com as investigações, o esquema envolveria a utilização de pessoas interpostas na composição societária de empresas integrantes de um mesmo grupo econômico, que atua no segmento atacadista de alimentos.
Também dão apoio na operação a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ e Auditores-Fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro.
Crédito: g1.globo.com