Os ares de verão em pleno inverno estão para mudar. A passagem de uma frente fria prevista para esta terça-feira vai provocar queda na temperatura, trazer chuva e agitar ainda mais o mar. Nesta segunda-feira, o dia segue quente, com previsão de máxima de 35 graus, segundo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura da capital. O alerta de ressaca emitido pela Marinha é válido até quinta-feira.
A atenção com a hidratação não deve ser só pelas altas temperaturas, mas também pela baixa umidade, que pode chegar à casa dos 30% em algumas regiões da cidade. O índice requer atenção, principalmente para crianças e idosos — e sem esquecer dos pets — e para pessoas que fazem atividades ao ar livre. Uma das recomendações é aumentar a ingestão de água.
Hoje o dia fica quente, resultado da aproximação do vento pré-frontal, que ocorre antes da passagem de uma frente fria. O tempo deve começar a virar entre esta noite e a madrugada de terça-feira. As rajadas de vento podem chegar a 60 km/h.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, nesta segunda, o tempo permanece estável devido à atuação de um sistema de alta pressão. O céu varia entre parcialmente nublado e claro, e não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas ficam mais altas em relação ao dia anterior, com mínima de 17 graus e máxima de 35 graus.
Na terça-feira, a aproximação e a passagem de uma frente fria sobre o oceano vai deixar o tempo instável, com aumento de nebulosidade ao longo do dia e previsão de chuva fraca a moderada isolada a partir da manhã. Os ventos devem ficar moderados. As temperaturas terão declínio, com mínima de 18 graus e máxima de 27 graus.
Na quarta-feira, o transporte de umidade do oceano manterá o tempo instável, ocasionando chuva fraca a moderada isolada durante a madrugada e a manhã. Os ventos devem ficar moderados. A temperatura se manterá estável, com mínima de 17 graus e máxima de 28 graus.
Na quinta-feira, o calor volta à cidade. A previsão é de céu parcialmente nublado a claro e sem chuva. A mínima pode chegar a 15 graus e a máxima a 31 graus. O mesmo panorama segue na sexta, com tendência de elevação da temperatura, com mínima de 16 graus e máxima de 34 graus.
E segue a recomendação de evitar banho de mar, pescaria e esportes na água. Esta segunda-feira tem alerta de ressaca ainda válido até as 21h, e as ondas podem chegar até 2,5 metros. Além deste, a Marinha do Brasil já emitiu um novo aviso de ressaca, com início às 21h de terça-feira e com duração até as 15h de quinta-feira, dia 10. Neste período, a previsão é de ondas de 2,5 metros a 3 metros de altura.
Entre as recomendações de segurança para períodos de ressaca, estão:
- Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
- Evitar a prática de esportes no mar;
- Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
- Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
- Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
- Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
- Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Crédito: extra.globo.com