Passaporte Universitário de Maricá beneficia 50 pessoas para o curso de medicina

às
Maricá celebra 50 novos estudantes de Medicina pelo Passaporte Universitário Em um dia de celebração e conquista, entregamos nesta segunda-feira (17) os certificados para os 50 novos estuda
Os futuros médicos beneficiados pelo Passaporte Universitário - Foto: Bernardo Gomes

O Passaporte Universitário de Maricá vai formar novos médicos para a cidade. Na tarde desta segunda-feira (17), o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, entregou o certificado para 50 pessoas que foram aprovadas pelo programa Passaporte Universitário, em medicina. Essas pessoas cursarão a faculdade custeada pela Prefeitura. A cerimônia aconteceu no Cine Henfil com a presença das famílias dos beneficiados e diversas autoridades.

Entre as autoridades estava a primeira-dama do município, Gabriela Lopes, que fez um discurso emocionado contando como foi importante ter sido a primeira de sua família a cursar uma universidade, sendo ela oriunda de escola pública.

Uma das futuras médicas com a primeira-dama – Foto: Bernardo Gomes

Já o prefeito Quaquá, pontuou essa entrega representou também um investimento na saúde municipal. “Estamos investindo no futuro desses jovens e na melhoria da saúde pública. Com profissionais qualificados, teremos um impacto direto na qualidade do atendimento à população. Então, para quem sonha, não tem limite. Vocês sonharam em ser médicos e médicas e vão realizar o sonho de vocês! Então, parabéns e vamos à luta!”, disse ele.

O prefeito Washington Quaquá – Foto: Bernardo Gomes

Emocionada, a moradora do bairro do Flamengo, Laryssa Legentil, de 35 anos, compartilhou sua felicidade com essa nova etapa de sua vida: “Essa não é a minha primeira tentativa, mas nunca desisti do meu sonho de ajudar as pessoas. Eu prometi à minha avó que seguiria em frente, e agora estou prestes a realizar esse sonho. Cursar medicina é uma alegria imensa, e mal posso esperar para ajudar quem precisa”, comentou, visivelmente comovida.

Passaporte Universitário

O programa existe há seis anos e já concedeu mais de 10 mil bolsas de estudo integrais de ensino superior em universidades privadas. Mais de 2.500 alunos já se formaram e R$ 433 milhões foram investidos.

A iniciativa permite que moradores de baixa renda de Maricá tenham acesso gratuito ao estudo universitário em instituições privadas. São oferecidas bolsas de estudos integrais em cursos de graduação, pós-graduação (em nível de especialização), mestrado e doutorado.

No momento, quatro universidades particulares estão credenciadas no programa: Universidade Estácio de Sá, UniLaSalle, Universidade de Vassouras e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Juntas, elas oferecem 37 cursos de graduação.

Dentre os cursos estão: Administração; Administração Pública; Análise de Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura; Biomedicina; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Medicina; entre outros.

Já os cursos de pós-graduação são oferecidos pela Universidade Estácio de Sá, Universidade de Vassouras e Fundação Getúlio Vargas. Ao todo, são 20 cursos: Saúde Mental; Dependência química e promoção da saúde; Saúde da Família; Controladoria Empresarial; MBA em Gestão Estratégica de Negócios em Tempo de Mudanças; Enfermagem Neonatal; Gestão e Cálculo de Projetos de Engenharia de Estruturas; entre outros.

Por Lívia Louzada

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Passaporte Universitário de Maricá beneficia 50 pessoas para o curso de medicina […]

trackback

[…] Passaporte Universitário de Maricá beneficia 50 pessoas para o curso de medicina […]

Últimas Notícias