Prefeito de Maricá dobra vagas do Passaporte Universitário de medicina

às
54339424082_41c14e73ab_o
Foto: Bernardo Gomes

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou que vai dobrar a quantidade de vagas do Programa Passaporte Universitário para o curso de medicina, e, ainda, vai ampliar para três mil as vagas para as demais formações de ensino superior. Antes, o Passaporte Universitário oferecia 50 vagas para medicina e duas mil para outros cursos.

A decisão foi tomada a partir de uma reunião, que aconteceu ontem, quinta-feira (20), com estudantes de medicina do Passaporte Universitário, o secretário de Educação de Maricá, Rodrigo Moura, e o vereador Hadesh (PT), que é líder do governo na Câmara de Vereadores.

Além disso, leia também:

Passaporte Universitário de Maricá beneficia 50 pessoas para o curso de medicina

prefeito de Maricá. O prefeito de Maricá, Quaquá, dobrou as vagas do Programa Passaporte Universitário de medicina
Foto: Bernardo Gomes

Segundo o prefeito, a ampliação aconteceu depois que o governo percebeu que ainda há dúvidas sobre as mudanças nas cotas, raciais, de escolas públicas e outras, feitas no Passaporte Universitário.

“Vamos ampliar para 100 vagas. Todos os classificados vão cursar Medicina custeados pela Prefeitura. Além dessas 100, serão mais 1.000 vagas para outros cursos universitários. Não há nada mais importante do que o dinheiro público, o dinheiro da nova economia, sendo investido no que é mais importante na cidade, que são os nossos estudantes”, disse Quaquá.

A notícia foi comemorada pelos estudantes, como é o caso da representante dos alunos de medicina, Andrea Matuzinhos.

“Isso é uma mudança de vida significativa, né? Estamos vendo pessoas que não teriam a menor condição de estarem dentro de uma universidade de Medicina, podendo realizar o sonho. E, agora, com esse aumento de vagas, é magnífico! Já é um marco histórico na cidade. Inclusive, o nosso programa está sendo copiado por outras cidades e fico muito feliz por eles terem conseguido”, disse a estudante do 12º período.

O programa existe há seis anos e já concedeu mais de 10 mil bolsas de estudo integrais de ensino superior em universidades privadas. Mais de 2.500 alunos já se formaram e R$ 433 milhões foram investidos.

A iniciativa permite que moradores de baixa renda de Maricá tenham acesso gratuito ao estudo universitário em instituições privadas. São oferecidas bolsas de estudos integrais em cursos de graduação, pós-graduação (em nível de especialização), mestrado e doutorado.

Por Lívia Louzada

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

O pagamento poderá ser realizado por Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras, em bancos parceiros da Fazenda estadual.
às
Os dois envolvidos na briga foram afastados por 30 dias da Câmara Municipal de Assaí, no Paraná.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias