Os planos de saúde terão que pagar pelos testes de detecção do novo coronavírus feitos por seus segurados. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai fazer uma resolução para incluir esses testes no rol de procedimentos de cobertura obrigatória. A informação foi dada nesta terça-feira na entrevista coletiva em Brasília.
— No momento em que isso for contemplado, ninguém poderá ser cobrado, se tiver plano. No momento, não é irregular que haja cobrança — disse Gabbardo.
Ele disse ainda acreditar que não haverá ressarcimento para quem já fez o exame e foi cobrado. E também prevê a publicação da resolução já nesta semana.
— Isso vai ser feito, falamos hoje com a direção da ANS. Geralmente tem consulta pública, é um processo demorado. Vai ser simplificado, incluindo imediatamente. Quando? Não sei, é uma resolução da agência. Acredito que em 48 horas estará resolvido — disse Gabbardo.
O novo coronavírus costuma provocar febre e sintomas respiratórios, já tendo matado mais de 4 mil pessoas no mundo. Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, há 34 casos confirmados no Brasil.