Polícia Federal prende hacker investigado por vazar informações de 223 milhões de brasileiros

às

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (19), na cidade de Uberlândia (MG), o hacker investigado por realizar o maior vazamento de informações do país. Segundo os investigadores, Marcos Roberto Correia da Silva, o Vandathegod, foi o autor do crime contra 223 milhões de brasileiros.

A operação da Polícia Federal ganhou o nome de Deepwater e cumpre quatro mandados judiciais em Petrolina (PE), de busca e apreensão, e outro em Uberlândia (MG), de busca e apreensão, além de prisão preventiva.

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, designou as ordens judiciais a pedido da PF. No dia 28 de janeiro, a polícia recebeu a solicitação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para abrir investigação sobre o ocorrido. O inquérito está sendo apurado pela Diretoria de Inteligência Policial da Polícia Federal.

A PF ainda busca pelo hacker conhecido como ‘JustBR’, que pode ter relação com a divulgação dos dados. A suspeita é que essa publicação de dados sigilosos tenha as autoridades públicas como objetivo do crime.

Em página de compartilhamento de dados sobre atividades cibernéticas, foram divulgados dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas no início deste ano. Neste fórum, eram publicadas informações como CPF, CNPJ, nome completo e endereço.

Segundo a Polícia, uma parcela das informações foi publicada de forma gratuita, enquanto o restante seria pago, podendo ser compradas com criptomoedas.

Nesta sexta- feira (19), a polícia apreendeu aparatos eletrônicos como dispositivos de armazenamento e um computador.

O hacker conhecido como Vandathegod também foi investigado na operação ‘Exploit’, que prendeu outro

hacker em novembro de 2019, suspeito de invadir o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ele é suspeito de ter participação no vazamento de dados dos ex-servidores e ex-ministros do TSE, no período do primeiro turno das eleições nos municípios de 2020.

Além disso, Marcos Roberto Correia da Silva também é investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais por estelionato e invasão de dispositivos.

 

Fonte: osaogoncalo.com

 

 

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias