Poluição do vulcão de Tonga ‘viaja’ até o Rio e muda cor do céu

às

Quem acorda cedo percebeu que, esta semana, o amanhecer no Rio está diferente. O crepúsculo ganhou um tom rosado-arroxeado que rendeu belas imagens.

A cor vibrante no céu nada tem a ver com as temperaturas altas da semana — nesta quinta-feira (27), a máxima bateu 40°C na Barra da Tijuca. A culpa é do vulcão de Tonga.

A erupção, no último dia 15, cuja força superou a de uma bomba atômica e detonou um tsunami devastador, também mexeu com o céu. A fumaça expelida pelo cone submarino “viajou” pelo Pacífico Sul e, 13 mil quilômetros depois, chegou aos ares cariocas.

As partículas do vulcão de Tonga, quando iluminadas pelo sol, acabam “tingindo” o céu. No amanhecer e no entardecer, quando o astro-rei está baixo, surgem esses tons.

O fenômeno continuará por mais alguns dias, segundo a Climatempo.

 

Crédito: g1

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias