Por dentro do mundo secreto do comércio de nudes

às

Mulheres estão enfrentando ameaças e chantagens de uma multidão de estranhos anônimos depois que seus dados pessoais, fotos íntimas e vídeos foram compartilhados na plataforma de mídia social Reddit.

A BBC desmascarou o homem por trás de um dos grupos, graças a um isqueiro de segunda mão.

“5 libras (R$ 30) por seus nudes, me mande uma mensagem privada.”

“Tenho alguns vídeos dela querendo negociar.”

“O que vamos fazer com ela?”

Eu me senti nauseada enquanto percorria as imagens e comentários online.

Havia milhares de fotografias. Um fluxo aparentemente interminável de mulheres nuas ou seminuas. Por baixo, os homens estavam postando comentários cruéis sobre as mulheres, incluindo ameaças de estupro. Muito do que vi era explícito demais para compartilhar aqui.

Uma dica de uma amiga me trouxe até essas imagens. Uma de suas fotos foi retirada do Instagram e postada no Reddit. Não era um nude, mas estava acompanhada de linguagem sexual e degradante. Ela estava preocupada consigo mesma e com outras mulheres.

Banco de fotos

O que encontrei foi um mercado online. Centenas de perfis anônimos dedicados a compartilhamento, troca e venda de imagens explícitas — e tudo parecia ocorrer sem a permissão das mulheres retratadas.

Parecia uma nova evolução da chamada pornografia de vingança (ou revenge porn, em inglês), em que material sexual privado é publicado online sem consentimento, muitas vezes por ex-parceiros.

Não apenas essas imagens íntimas estavam sendo compartilhadas para um público de milhares de pessoas, mas os homens — escondidos por trás do anonimato — estavam se unindo para expor as identidades da vida real dessas mulheres, uma prática conhecida como doxxing.

Endereços, números de telefone e perfis de rede social estavam sendo trocados online — as mulheres eram alvo de comentários sexuais, ameaças e chantagens.

Parecia que eu tinha caído em um canto muito obscuro da internet, mas tudo isso estava acontecendo em uma grande plataforma de mídia social.

 

Crédito: g1

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias