Prefeito de Rio Bonito reduz em 30% o número de secretarias com objetivo de conter gastos

às

O prefeito de Rio Bonito, José Luiz Mandiocão, oficializou no fim do mês passado a nova estrutura administrativa do governo. Ao todo, seis pastas foram extintas, reduzindo de 20 para 14 o número de secretarias. Com a medida, o prefeito acredita que conseguirá melhores índices de eficiência e eficácia no funcionamento da administração pública, além de uma significativa economia para os cofres da prefeitura.

Foram extintas as pastas de ‘Gestão’, “Anti-Drogas’, ‘Projetos Especiais’, ‘Turismo’, ‘Desenvolvimento Econômico’ e ‘Trabalho’. Vale ressaltar que boa parte dessas secretarias foi criada na gestão passada pela então prefeita Solange Almeida. Elas foram incorporadas a outras, como por exemplo, a Secretaria de Agricultura, que absorverá as atribuições do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. Já o Turismo, agora divide espaço com a Secretaria de Cultura.

De acordo com a nova estrutura administrativa, a Secretaria de Saúde também será responsável pelo trabalho que era desenvolvido pela Anti-Drogas. O mesmo acontecerá com a Secretaria de Obras, que passa a responder pelos ‘Projetos Especiais’. A antiga pasta de Gestão agora passa a se chamar Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e o setor de Gestão passa para a Secretaria de Planejamento.

Com essas mudanças, alguns membros do staff de confiança do prefeito acabaram perdendo espaço na atual gestão, como é o caso de Nazaré Cristina Abrahão, que respondia pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico até o fim do ano passado. Sem pasta, Nazaré foi nomeada no último dia 18 como assessora de coordenação (DAS-1). Já Vitor Ivo Gomes, que comandava a pasta de Projetos Especiais, foi remanejado de volta para o cargo de assessor especial, que tem status e remuneração equivalente ao cargo de secretário.

Por outro lado, quem está de volta ao governo é o contador André Luis Alvares, o popular Pijama. Ele, que ocupou por mais de um ano o cargo de chefe de Gabinete, volta como Ouvidor Geral da prefeitura. Pijama foi um dos coordenadores de campanha do prefeito Mandiocão e aguardava uma nova oportunidade desde sua exoneração há cerca de seis meses.

Agricultura tem novo comando

Quem acabou deixando o governo nos últimos dias foi ex-secretário de Agricultura, Ricardo Nascimento. Sem muitos recursos, Ricardo não conseguiu tirar do papel a maioria dos seus projetos, como, por exemplo, o Mercado do Produtor Rural e o Serviço de Inspeção Municipal. Para o lugar dele, o prefeito nomeou Daniele Rodrigues, que, inclusive, já acompanhou Mandiocão na cerimônia de posse do novo secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Eduardo Lopes, realizada na semana passada no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

A nova secretária falou sobre os projetos que pretende desenvolver a frente da pasta. “Pretendemos focar na agricultura familiar e no escoamento da produção agrícola de Rio Bonito. Além de buscar ampliar a participação dos produtores rurais no fornecimento da merenda escolar. Vamos atuar em conjunto e buscar parcerias para alavancar a agricultura e o desenvolvimento econômico da cidade”, disse a secretária, entusiasmada.

Na cerimônia de apresentação da nova secretária, o prefeito José Luiz Mandiocão ressaltou a necessidade urgente de avançar em políticas públicas de desenvolvimento econômico. “Estamos com muita esperança de que a situação do país melhore, e possibilidades de termos apoio dos governos estadual e federal para a agricultura e pecuária. O país pode produzir mais e movimentar a economia para sair da situação precária que vivemos hoje. Em Rio Bonito estamos com boas perspectivas para realizar um trabalho que renda frutos para o futuro. Ano passado fizemos a Festa do Agronegócio e já foi um resultado bastante positivo, despertou nas pessoas a vontade de investir, de trocar ideias e trocar serviços. Nossa vocação precisa de incentivo, pois a vocação nós já temos. Somos ricos em terra fértil e em água para produzir”, declarou o prefeito.

Equipe

O atual secretariado conta com: Valéria Romanelli (Gabinete), Renato Poubel (Fazenda e Finanças), Luciana Magalhães (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Carmem Motta (Cultura e Turismo), Thiago Vieira (Esporte e Lazer), Márcio Aurélio Soares (Segurança e Ordem Pública), Wanderlúbia Antunes (Educação), Daniele Rodrigues (Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Ronaldo Elias (Planejamento, Coordenação Geral e Gestão), Alba Valéria Teixeira (Comunicação Social), Sérgio Leite (Administração), Rita de Cassia (Saúde), Eleilton Figueiredo (Obras e Serviços Públicos), Lilian Antunes (Promoção Social). Quem assumiu a pasta de Meio Ambiente foi Edna Martha Martins Marinho. Formada em Educação Física e em Direito, a nova secretária possui pós-graduação em Gestão e Auditoria Ambiental e é mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias