A prefeitura de Tanguá inaugurou a nova sede da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do município. O evento foi restrito a poucas pessoas, de acordo com as normas de segurança e o plano de contingencia municipal devido ao coronavírus, além de ter sido obrigatório o uso de máscaras.
O lugar, que já sediou a usina de triagem e a secretaria de meio ambiente, foi reaproveitado para a implantação de diversas atividades de pesquisa e projetos voltados para o aprimoramento da agricultura no município.
“Reconhecendo a importante participação da agricultura familiar no programa nacional de alimentação escolar (PNAE), um dos nossos objetivos é fazer vários demonstrativos de plantios diversificados e consorciados para que os produtores, enquanto aguardam a colheita da safra da laranja, possam estar acrescentando outras culturas, e assim aumentando também sua renda familiar, além de proporcionar os nossos alunos, o consumo de alimentos mais saudáveis. Esse é um dos principais objetivos da secretaria de agricultura”, disse Cláudia Milão, secretária de agricultura.
Segundo Cláudia, um termo de cooperação técnica foi assinado com o INCRA, e um funcionário concursado foi capacitado.
“O servidor Renan Siqueira foi capacitado, com a finalidade de dar atendimento aos proprietários de imóveis rurais, cadastrados no Incra, evitando assim que os munícipes, tenham que se deslocar até outros municípios para resolverem seus problemas”, completou a secretária.
Ainda de acordo com a secretária, um projeto em parceria com a secretaria de educação que tem como objetivo mobilizar e sensibilizar crianças e adolescentes, sobre a importância da vida no campo, está só aguardando o retorno das atividades escolares para iniciar. Os objetivos são:
• Sensibilizar e conscientizar as crianças e adolescentes de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão .
• Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
• Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
• Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
• Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida.