Desenvolvendo as diretrizes da educação ambiental no município, o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) foi instituído na cidade e é gerido pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU). A finalidade do projeto é alcançar as escolas do município e implantar um modelo de educação ambiental que considere a realidade de cada local, tendo em vista as possibilidades em que cada um esteja inserido.
O programa atua com o objetivo principal de formar cidadãos conscientes e críticos, para que sejam capazes de refletir sobre os hábitos de consumo e suas consequências para a sustentabilidade. A operação do ProMEA considera as dimensões da educação formal, informal e não formal nos diferentes ambientes, sempre com a perspectiva de melhoria da qualidade de vida do cidadão itaboraiense e se apoia nas orientações e direcionamentos estabelecidos pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES).
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez, o intuito do programa é também propor a criação de um centro de estudos e capacitação em meio ambiente no município, para que possa garantir realização de pesquisas e exposição de conteúdos relacionados ao meio ambiente de Itaboraí.
“É muito importante difundir as diretrizes da educação ambiental por todo município. Vamos iniciar ações do ProMEA nas escolas da rede municipal, porque as crianças são multiplicadoras de informações para suas famílias”, destacou o secretário.
Além disso, o programa fomenta processos de formação continuada em educação ambiental dando condições para a atuação de educadores nos diversos segmentos da sociedade, realiza ações de conscientização ambiental nos espaços formais, informais e não formais, através de eventos e campanhas de mobilização, sensibilizando os moradores de Itaboraí para a necessidade de preservação, recuperação e manutenção de espaços naturais em benefício da coletividade.
O ProMEA tem como plano propor a criação de um roteiro que contemple centros culturais, ruínas, sítios arqueológicos, jardins, trilhas e pontos de visitação dentro do contexto ambiental no município. Além de desenvolver e viabilizar suporte teórico para orientar os pequenos produtores rurais, a fim de obter uma produção sustentável.
Crédito: odia.ig.com