Projeto Lona na Lua: Oficina de Artes completa quatro meses de sucesso

às

Já se vão quatro meses do projeto Lona na Lua: Oficina de Artes, que beneficia 200 crianças e jovens de 6 a 18 anos em Rio Bonito. São oferecidas aulas gratuitas de circo, teatro, música, dança, cenografia e figurino, desenho e roteiro, tudo isso com o incentivo da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Nesse período de tempo em que o projeto foi implantado, muitas crianças já aprenderam diversas linguagens artísticas, como a Dóris Marins, de 9 anos. Ela conta que participa das oficinas de desenho, música, teatro e dança, mas gosta mesmo de atuar, e até se surpreendeu quando aprendeu a tocar um instrumento musical.

“Não sabia como era tocar um instrumento, agora, já estou aprendendo a tocar parabéns pra você no ukulelê, mas gosto mais de atuar, de fazer cenas com meus amigos”, disse Dóris.

Segundo a mãe de Dóris, Teresa Marins, já é perceptível a mudança de comportamento da filha após esse período fazendo oficinas.

“Dóris está sempre questionando tudo, o que é comum à idade, mas também penso que seja fruto da sua imersão em muitas atividades lúdicas. Nas atividades escolares, por exemplo, identifico que as oficinas do Lona a auxiliam muito no processo de construção de narrativas. Ela acorda cedo para ir à Lona, e não reclama, pelo contrário, faz questão de estar presente, ama estar lá. Identifico que isso tem ajudado muito na sua disciplina, está ficando mais centrada em atividades que gosta de fazer”.

Teresa conta que antes das oficinas, não percebia nenhuma aptidão artística específica da filha, mas agora, “os olhos dela brilham. Quando canta uma música, por exemplo, vejo propriedade e intensidade, e só agora percebo que ela foi mesmo picada pela arte. A arte agora faz mais parte do seu dia a dia, e é até difícil negociar a saída de alguma oficina”.

E não foi só a família da aluna que percebeu seu desempenho, de acordo com o diretor geral do projeto, Zeca Novais, “a Dóris é super dedicada e é visível o amadurecimento dela aqui debaixo da lona azul estrelada. A arte educa, sensibiliza e é capaz de apresentar valores que essas crianças vão levar para o resto de suas vidas”.

Zeca menciona ainda a importância da parceria com empresas para proporcionar essas oficinas. “Empresas socialmente responsáveis seguem dando uma lição para todo o país. Tenho muito orgulho de ver o Lona na Lua recebendo apoio da Enel, empresa responsável por tantas iniciativas transformadoras Brasil afora”.

E ele ainda completa, “projetos como este oportunizam vivência cultural e apresentam um novo universo de possibilidades, que sem dúvidas agregam muito ao crescimento dessas crianças e jovens”.

O projeto “Lona na Lua: Oficina de Artes” é uma realização do Lona na Lua e conta com o incentivo da ENEL, Governo do Estado do Estado Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Veja também

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) enfrenta uma cobrança judicial da Cedae referente a contas de água em atraso no Parque Aquático Maria Lenk
às
aponta que o apagão que atinge a região metropolitana desde sexta-feira (11/10) já impôs prejuízos de R$ 1,65 bilhão
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias