Projeto patrocinado pela Enel Rio apresenta III mostra de energia para transformar em Itaboraí

às
1

O projeto Casa Escola de Arte e Tecnologia (CEAT)patrocinado pela Enel Distribuição Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o apoio da Escola da Cultura, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – apresenta nesta sexta-feira (2), em Itaboraí, a III Mostra Energia para Transformar. O evento celebrará também a formatura dos alunos que participaram dos cursos promovidos no primeiro semestre, com exposição de trabalhos realizados durante as formações em Artes, Tecnologias e Gastronomia. A III Mostra Energia para Transformar recebe os visitantes na Avenida 22 de Maio, 3677, no Outeiro da Pedras, a partir das 17h. 

As inscrições para as próximas turmas estão abertas até o dia 10 de junho. Há 440 vagas disponíveis para cursos de dança, música, teatro, capoeira e temas relacionados ao universo digital (animação, games, design gráfico, criação e edição de vídeos). As aulas iniciam no próximo dia 13 e se estendem até outubro. Para se inscrever, basta acessar www.energiaceat.com.br

O projeto, que entra em seu quarto e último ciclo, promove cursos e atividades educativas gratuitas, com programação para toda família, além de eventos culturais. Cada ciclo de formação ocorre em um período de cinco meses. Os cursos e as atividades curriculares oferecidos pelo CEAT são realizados em quatro espaços: biblioteca, midiateca e palco; cozinha industrial; sala multiuso para formações nas áreas de Artes e Expressões e laboratório para cursos de Artes Técnicas. 

Formação e cultura para mais de 2,8 mil pessoas 

 Nos últimos dois anos, o projeto ofereceu 19 cursos gratuitos à população de Itaboraí, que levaram formação para 867 pessoas. Além dos cursos, em torno de 2 mil jovens e crianças participaram de atividades educativas. A implantação do projeto proporcionou também a abertura de 50 postos de trabalho para equipe técnica, gerencial, educativa e instrutores.

De acordo com o diretor do projeto, Thiago Ramires, ao longo dos dois anos, o CEAT levou à inserção de 35% dos alunos no mercado de trabalho formal ou informal e se tornou um ponto de convergência na cidade de Itaboraí. “Além de capacitar centenas de pessoas nas áreas de artes, tecnologia e gastronomia, o projeto reúne famílias para os pequenos espetáculos e contações de histórias. O CEAT é um lugar acolhedor, que cria um senso de pertencimento”, ressalta Thiago.

Para Giselle Garcia, coordenadora de Eventos da Enel, é gratificante ver tantas pessoas sendo beneficiadas por cursos gratuitos, inclusive profissionalizantes, e boa parte delas já empregadas. “Temos presenciado verdadeiras transformações na vida de alunos, que puderam conquistar seus empregos graças ao projeto”, comenta. 

A pizzaiola Rayssa da Silva Rodrigues, de 20 anos, que depois do curso do CEAT assumiu a cozinha de uma pizzaria de Itaboraí e se tornou também instrutora nesta área, é uma destas pessoas. A oportunidade de estudar gratuitamente e sair preparada para exercer uma profissão motivou a inscrição no curso. E o talento para pizzaiola foi aflorando durante as aulas. “A dinâmica do curso fez toda a diferença no meu desenvolvimento, principalmente porque expandiu muito o meu conceito sobre ser pizzaiola. Comecei a praticar em casa tudo o que estava aprendendo e vender bandejas de mini pizzas”, conta.  

Neste contexto, Rayssa percebeu que realmente gostava do que estava praticando e queria se especializar mais. “Após o curso, fui convidada para trabalhar em uma pizzaria da cidade e tive a oportunidade de me tornar também instrutora no CEAT. O projeto, segundo ela, tem sido um divisor de águas na vida de quem quer se profissionalizar e empreender. “É muito bom ver meus alunos conseguindo trilhar o mesmo caminho que percorri. A minha trajetória tem mostrado que é possível iniciar uma carreira e crescer a partir de um dos cursos do CEAT”, acrescenta Rayssa. 

 

Cursos disponíveis

Sala Multiuso 

Coral (terças) – Turmas a partir de 10 anos 

Violão (quartas) – Turmas a partir de 10 anos 

Dança de Salão (quintas) – Turmas a partir de 16 anos 

Balé (sextas) – Turmas de 3 a 6 anos, 7 a 10 anos e a partir de 10 anos 

Dança Urbana (sábados) – Turmas a partir de 10 anos 

Capoeira (terças ou quartas) – Turmas de 6 a 14 anos e a partir de 15 anos 

Teatro (quintas ou sextas) – Turmas a partir de 10 anos 


Laboratório

Animação Digital (terças e sábados) – A partir de 12 anos 

Criação de Games (terças e sábados) – A partir de 12 anos 

Edição de Imagens (terças e quintas) – A partir de 12 anos 

Youtuber (quartas e quintas) – A partir de 12 anos 

Design Gráfico (quartas e quintas) – A partir de 12 anos 

Edição de Vídeo (quartas e sextas) – A partir de 12 anos

Serviço 

A III Mostra Energia para Transformar  

Data: 2 de junho 

Horário: A partir das 17h 

Local: Avenida 22 de Maio, 3677, Outeiro da Pedras 

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias