Em breve os riobonitenses deverão ganhar um CEP para a rua onde moram ao invés do já conhecido 28.800-000 da cidade. Para que isso aconteça, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, está realizando uma planta dos bairros da cidade e definindo oficialmente onde eles começam e terminam. A população pode participar desse processo vendo o estudo no site da Prefeitura (riobonito.rj.gov.br/smduh/) e dando sua opinião até o dia 30 de junho. Esse estudo será entregue aos Correios que a partir daí definirá os CEPs para cada rua de Rio Bonito.
Além disso, leia mais notícias de Rio Bonito.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, há alguns anos os Correios solicitaram a Prefeitura o encaminhamento da planta dos bairros da cidade, que devem conter os nomes oficiais e seus limites. Diferente do que acontecia, nos últimos anos os Correios começaram a definir o CEP por rua, e não mais por cidade ou por bairro.
Depois de pronto, segundo fontes ouvidas pela Folha, a iniciativa deve melhorar a localização de cada imóvel, facilitando a vida dos carteiros, entregadores e até dos serviços guiados por GPS, como aplicativos de viagens, por exemplo, como Uber e 99.
Atualmente no município, a determinação de cada bairro é dada de forma popular, o que acaba causando alguns transtornos para definir onde fica determinado imóvel. Um exemplo disso é o Centro Administrativo da Prefeitura. Em alguns aplicativos de viagens, o prédio fica localizado no bairro da Mangueirinha, em outros, indicam que a Prefeitura fica na Praça Cruzeiro. E alguns populares preferem a definição de que a unidade é localizada no Loteamento Schuller. Com a planta de bairros pronta, esse problema não mais existirá.
A planta de bairros e a planta de distritos, segundo a Secretaria, estará presente na atualização do Plano Diretor da cidade, que inicialmente foi feito em 2006. Um dos itens do plano diretor é a atualização das leis urbanísticas da cidade, assim como o código de obras e o plano de mobilidade.
O secretário de Urbanismo de Rio Bonito, Christiano Vieira pontua que a participação popular nesse processo é muito importante porque a definição de cada bairro envolve uma questão emocional, de pertencimento. Ele avalia, inclusive, que após a oficialização desse processo, podem surgir comércios com identidade dos bairros, como acontece em muitas cidades.
“Tudo que traz organização, traz divisa. É muito bom você convidar uma pessoa de fora para a sua cidade, ter o bairro bem definido e ela conseguir chegar. Essa questão (da planta de bairros) tem um apelo econômico e emocional muito grande. Uma pessoa que mora no Ipê, não gosta que chamem o lugar de Praça Cruzeiro, por exemplo. A gente que é riobonitense, sabe qual é a importância de ter um bairro que a gente conhece, por isso que tem a consulta pública. Disso aí surgem comércios na cidade com identidade”, analisou o secretário.
De acordo com o secretário, após a consulta pública, a Secretaria fará uma análise das participações populares, podendo a proposta ser alterada caso seja necessário. Depois será feito o memorial descritivo com o perímetro de cada bairro e isso vai para a Câmara de Vereadores em forma de lei para ser aprovada. A intenção da Secretaria é que essa lei seja encaminhada para o Legislativo ainda este ano e após a aprovação ser enviada para os Correios definirem os CEPs.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Por: Lívia Louzada