Rio Bonito discute Segurança na Escola

às

A Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC), na Mangueirinha, recebeu ontem (25), a reunião do Projeto Segurança na Escola, realizado todos os meses em várias unidades de ensino do município. Os encontros são frutos de uma parceria entre a secretaria de Educação, a Polícia Militar e a Guarda Municipal, responsável pela Ronda Escolar, e reúne vários setores da administração pública, como a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Conselho Tutelar, além de diretores das escolas e outras entidades, como Federação das Associações de Moradores, e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), entre outros. Pela primeira vez, a reunião também contou com a presença de representantes da Polícia Civil e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, nessas reuniões são discutidas as problemáticas das escolas em relação às dificuldades comportamentais dos alunos,  violência e drogas nas comunidades, além de debater e procurar soluções conjuntas. Os diretores e professores das escolas municipais levam para a reunião todos os problemas e ocorrências relacionadas, principalmente, ao tráfico de drogas, roubos ou qualquer tipo de violência ocorrida dentro ou no entorno das escolas.

“Para essa reunião também convidamos diretores de escolas de outros municípios e também de escolas da rede municipal, para melhorar e ampliar a atuação do projeto”, explica a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes.

Durante a reunião, foram apresentados vários problemas ao comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIA) de Rio Bonito, Tenente Macena, principalmente em relação ao tráfico e consumo de droga próxima as escolas.

“Nos encontros debatemos todas essas questões, traçamos metas e estratégias, além de procurar soluções conjuntas. Essa parceria com a Guarda Municipal, que fazem rondas diárias e noturnas nas escolas, facilita bastante a nossa atuação no trabalho de repressão e combate ao tráfico”, garante o tenente.

Papo de Responsa – Durante o encontro, a representante da Comissão OAB Vai à Escola e da Polícia Civil apresentaram o Programa Papo de Responsa, que trabalha com alunos a partir do 9° ano do Ensino Fundamental, com temas como drogas lícitas e ilícitas, crimes de internet, bullyng, direitos humanos, cultura da paz, mediação pacífica de conflitos e outros correlatos a segurança pública. O trabalho é embasado em três pilares: Educação, Segurança Pública e Juventude. O programa pode ser um das novidades nas escolas municipais.

“Essa ferramenta vem demonstrando ser muito eficaz no combate a violência. Inclui, entre outras coisas, papo com os alunos, a visita dos mesmos a Cidade da Polícia e, por fim, um papo com as famílias”, explica a Coordenadora da Comissão OAB Vai à Escola, Luciana Frutuoso de Abreu.

Veja também

Menina de 14 anos foi ferida no quadril após pai entrar por engano na comunidade Baixa do Sapateiro
às
Unidade também recebeu investimento em novos equipamentos para exames de tomografia e ressonância magnética
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias