Rio Bonito ganha novas unidades de saúde

às

Já estão sendo finalizadas as quatro novas unidades de saúde que foram construídas pela prefeitura de Rio Bonito, para melhorar a estrutura e ampliar o atendimento à população da cidade. Os novos postos foram erguidos nos bairros Ipê, Viçosa, Cajueiro e Boa Esperança. Além do atendimento médico e odontológico, serão ofertados os serviços de pré-natal, planejamento familiar, preventivos (exames), visitas domiciliares, clínica médica, e atendimento dos programas de hipertensão e diabete (Hiperdia), tabagismo e consulta de puericultura, para crianças menores de dois anos. Com a construção dessas novas unidades, o  município passa a contar com 26 postos, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma Clínica da Família.

A secretaria de Saúde também vai anunciar nos próximos dias, a data de início da construção do novo posto de saúde de Catimbau, num local ainda a ser definido, com uma melhor estrutura, no mesmo padrão e tamanho dos atuais PSFs. O posto atual está passando por reforma. As unidades de saúde de Viçosa e Boa Esperança devem ser as primeiras a serem inauguradas.

Equipes Multiprofissionais – Os novos postos que serão inaugurados na cidade atendem ao modelo de instalações e atendimentos implantados pelo Ministério da Saúde. A chamada Estratégia de Saúde da Família (ESF) é a reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, como médicos e dentistas, entre outros. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

“As famílias são cadastradas pelos Agentes de Saúde para receberem acompanhamento médico. Desta forma, o médico cuida individualmente desde as crianças até as pessoas mais idosas da família, orientando e fazendo a prevenção de doenças”, afirma a Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Jamila Alves.

Com a inauguração dessas novas unidades de saúde, a prefeitura de Rio Bonito amplia a cobertura na Atenção Básica no município, além de dar condições para que os moradores tenham atendimento médico cada vez mais próximo das suas casas, dentro do próprio bairro em que residem.

Veja também

Criminosos desviaram R$ 640 mil da conta das vítimas para laranjas. Quadrilha aplicou golpe do empréstimo consignado em pelo menos 17 pessoas.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias