Rio Bonito intensifica a vacinação contra o sarampo

às

A Prefeitura de Rio Bonito intensificou a vacinação contra o sarampo nessa semana. Embora atualmente o município não tenha registrado nenhum caso da doença, a secretaria de Saúde está em estado de alerta e intensificou a vacinação por se tratar de uma doença grave e em razão dos casos que vêm sendo registrados em municípios do Estado do Rio.  Medidas preventivas foram tomadas, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, para conter o avanço da doença. As equipes, que atuam nas unidades de saúde, estão sendo treinadas e capacitadas para detectar os casos suspeitos e tomar todas as medidas de bloqueio de circulação do vírus.

Segundo a Coordenadora de Imunização da secretaria de Saúde,  Jane Lima, o município não está fazendo uma campanha de vacinação nesse momento, mas intensificando a imunização de crianças de seis meses a menores de 1 ano, que são mais suscetíveis a doença. Além disso, seguindo orientações do Ministério da Saúde, também estão sendo vacinadas com a vacina Tríplice Viral, que combate o vírus do sarampo, caxumba e rubéola, pessoas com idades entre 1 a 49 anos. Essa medida preventiva, prevista no Calendário Nacional de Vacinação, estabelece que a criança receba essa vacina aos 12 e 15 meses.

“É importante esclarecer que a chamada “dose zero”, que está sendo aplicada nas crianças de 6 a 11 meses, não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar as duas doses da vacina tríplice viral, aos 12 meses e aos 15 meses de idade, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. Ou seja, a vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomado a “dose zero” da vacina”, afirma Jane Lima.

Estado de Alerta – Ela também explicou que, em virtude de um surto de sarampo em São Paulo e o Rio de Janeiro ser um potencial corredor da doença devido à proximidade, a Secretaria de Estado de Saúde colocou todos os municípios em estado de alerta. As ações que estão acontecendo em Rio Bonito têm por finalidade reforçar a necessidade da prevenção com a vacina, que estão disponíveis no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, no Centro.

“A vacina que fazemos hoje para o sarampo, não é só para essa doença, ela é triviral, ou seja, três doenças provocadas por vírus (sarampo, rubéola e caxumba). Para as pessoas com 5 a 29 anos são duas doses, com intervalos de trinta dias. Para as de 30 a 49 anos é dose única”, explica.

A Doença – O Sarampo é uma doença viral aguda, grave, altamente transmissível, podendo gerar sérias complicações que podem ser fatais, como a pneumonia e a encefalite, que apresenta como sintomas febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. Pode evoluir com complicações entre crianças menores de cinco anos, em adultos maiores de 20 anos, em indivíduos com imunodepressão ou em condições de vulnerabilidade, e gestantes.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias