Rio Bonito e a cidade de Jiangmen da Província de Guangdong, na China, podem se tornar cidades-irmãs. O Memorando de Entendimento de Cooperação Amigável, que prevê intercâmbio nas áreas da ciência e tecnologia, esporte, agricultura, educação e turismo, Economia e comércio exterior, com benefícios mútuos, já está pronto. Nesta quinta-feira (13) uma comitiva da China, formada por representantes do consulado, do Conselho Empresarial China-Brasil e da Associação Cultura Chinesa, entre outros, estiveram no município com o objetivo de conhecer a estrutura da cidade e apresentar os detalhes do projeto cidades-irmãs. Eles foram recebidos pelo prefeito Leandro Peixe, secretários municipais e empresários locais.
O acordo de cidades-irmãs é uma forma de relacionamento legal e social para promover laços culturais e comerciais entre cidades situadas em áreas geográfica e politicamente distintas. Atualmente, o irmanamento de cidades tem sido cada vez mais utilizado para formar ligações estratégicas de negócios internacionais. Para Leonardo Xu, representante do consulado na comitiva chinesa, a expectativa é que o acordo seja assinado e os empresários das duas cidades possam aproveitar essa plataforma governamental que será criada pelas prefeituras para viabilizar bons negócios.
“Temos conosco hoje empresários interessados em investir em Rio Bonito e essa parceria, que for oficialmente registrada, vai contribuir muito para isso”, afirmou Xu.
O prefeito Leandro Peixe ressaltou que a parceria com a China faz parte do processo estratégico para o desenvolvimento da cidade.
“Nosso objetivo é que os empresários possam se relacionar com os chineses, com o propósito de atrair investimentos para o Município. Os chineses estão interessados em investir em cidades que têm preocupação de desenvolvimento sustentável e vocação para bons negócios, e Rio Bonito se encaixa nesse requisito. Estamos muito otimistas”, afirmou o prefeito.
Também presente à reunião, o secretário de Agricultura, Trabalho, e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira, levou a delegação para conhecer a estrutura produtiva da cidade, como as empresas do Condomínio Industrial, o comércio local, a Feira Agro, além do Leilão de Gado que acontece todos os meses no Parque de Exposição da cidade.
“A delegação chinesa ficou muito impressionada com a estrutura da nossa cidade e estamos muito otimistas em relação a assinatura do a acordo para tornamos cidades-irmãs. Isso vai beneficiar bastante os nossos empresários, que poderão comprar e vender seus produtos e insumos diretamente entre as cidades, sem necessitar de atravessadores, e a cidade que vai ter acesso as novas tecnologias e investimentos”, garante o secretário.