Secretaria de Estado de Turismo leva artesanato fluminense a evento nacional em Olinda

às

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), que gerencia o Programa de Artesanato Estadual, participa da 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento é atualmente a principal plataforma de geração de negócios do setor e está se consolidando como a maior feira do segmento da América Latina.

Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressalta a importância de apresentar a enorme diversidade do artesanato fluminense em outros estados.

– A Fenearte é uma excelente oportunidade dos artesãos do Rio de Janeiro expandirem seus negócios. A Feira dá a possibilidade de estar próximo a outros profissionais e técnicas artesanais, trazendo novos conhecimentos e experiências, sejam elas com matérias primas ou de comercialização. Por isso, ressaltamos a importância de fazer o cadastramento. Participar de eventos deste porte, expondo e vendendo as peças é uma das vantagens dos que possuem a Carteira Nacional do Artesão.

O estande do Programa de Artesanato do Rio de Janeiro tem em exposição peças das regiões turísticas Metropolitana, Caminhos da Mata, Costa Verde, Vale do Café, Costa Doce, Baixada Verde e Costa do Sol. Os trabalhos, feitos através de diversas técnicas como reaproveitamento, pintura em tecido, esqueletizacao, montagem, modelagem, papel machê, crochê e macramê, entre outras, são de 25 artesãos que foram selecionados através do edital de chamamento público.

A feira conta com oficinas, tutoriais de práticas artesanais, palestras, rodadas de negócios, espaço de moda, cozinha Fenearte e inúmeras apresentações culturais. A edição deste ano tem como tema “É Festa no Reino da Arte” e é uma homenagem ao Movimento Armorial, iniciativa artístico-cultural idealizada pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que teve como propósito criar uma arte erudita por meio dos elementos e riqueza da nossa cultura popular. O evento está sendo realizado, de acordo com as normas sanitárias vigentes do Governo de Pernambuco, que torna obrigatório a apresentação da comprovação do esquema vacinal completo, com duas doses ou vacina de dose única contra a COVID-19.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias