Secretário estadual se encontra com empresários de Rio Bonito e anuncia investimentos para a cidade

às
1

Redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), linha de crédito e investimentos para o condomínio industrial de Rio Bonito foram os principais assuntos abordados pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, na última terça-feira (12), no ‘Encontro de Desenvolvimento’, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rio Bonito, no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.

O evento foi direcionado aos empresários locais, que puderam ouvir do secretário estadual os investimentos que o estado pretende fazer em Rio Bonito e na região com o objetivo de desenvolver economicamente as cidades do interior gerando empregos e, e dessa forma, fortalecer a economia do estado do Rio de Janeiro.

O secretário falou sobre três principais fomentos que a cidade deve receber, são eles: a redução de 18% para 3% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), – caso o projeto de lei de autoria do governo do estado seja aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) -, linha de crédito para empresas através da AgeRio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro) e investimentos no Condomínio Industrial riobonitense.

“Rio Bonito tem uma característica e potencial pela sua logística e por já ter um condomínio industrial municipal. Foi uma das cidades pré-definidas pela Secretaria (de Desenvolvimento Econômico) para receber investimentos que vão de verdade transformar a economia e a geração de empregos e a dignidade do cidadão local. Rio Bonito vai receber investimentos para ampliação e reforma do seu condomínio industrial, vai receber linhas de crédito pela AgeRio, dentro do programa Frenfre, que é um juro de 2% ao ano e, a cidade está entre os outros 18 novos municípios que receberão o enquadramento da alíquota diferenciada do ICMS, caindo de 18% para 3%”, revelou.

Com o fomento da economia na cidade, o secretário destacou a importância do comerciante local se preparar para o crescimento, e destacou que o preparo deve começar agora para que outras empresas não tomem os seus lugares.

“A sociedade também precisa fazer a sua parte. Meu recado é para os empresários locais. O município vai receber dentro desse ano todas essas três ações, que são as maiores para transformar a economia local. Que os comerciantes e empresários também comecem a fazer a sua parte, que é melhorar as suas estruturas, ampliar os seus negócios, capacitar a sua rede de colaboradores. Se resolver fazer depois que chegar (o desenvolvimento econômico), vai demorar pelo menos dois anos (para acompanhar o crescimento) e outros vão ter vindo primeiro e vão tirar sua oportunidade. Não queremos que os novos negócios cheguem e matem quem já estava, a gente quer que os que já estão fiquem maiores”, pontua.

E ele ainda completa falando sobre o potencial da cidade. “Não tem como um município como Rio Bonito, pela sua gestão municipal, pela sua logística e por tudo isso que vai receber esse ano, não bombar economicamente”, garante.

Ao final do encontro, o prefeito Leandro Peixe falou que as declarações do secretário e as informações passadas por ele sobre os investimentos do estado no município, demonstram o olhar que o governo do estado tem para com a cidade.

“É um momento histórico de parceria com o estado. Acho que a vinda dele aqui mostra a importância que a cidade tem com o estado na visão de desenvolvimento. Com esses incentivos, a gente fortalece essa estrutura para que a gente consiga trazer mais emprego para os riobonitenses”.

Para o presidente da CDL de Rio Bonito, André Goettert, os investimentos anunciados pelo secretário estadual serão positivos para o comércio local.

“O que ele prometeu, que é trazer investimentos para o condomínio industrial, o empréstimo através da AgeRio e também a redução do ICMS, que é uma das coisas mais importantes para o município, vão trazer muito emprego para Rio Bonito. Mas isso é uma coisa que não acontece do dia para a noite, esse investimento é para daqui a algum tempo, mas o comércio com isso só tem a ganhar”, analisou Goettert.

 

 

 

Texto e foto: Lívia Louzada

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias