Está previsto para o próximo mês de outubro o lançamento do segundo volume do livro “Mosaico riostrense: economia, sociedade e cultura de Rio das Ostras e região” que se encontra em fase final de edição. A obra é uma coletânea escrita em coautoria, fruto de pesquisas realizadas por professores, alunos e ex-alunos da Universidade Federal Fluminense, do IFF, da UFRRJ, da UFRJ e de outras instituições. Também de militantes de movimentos sociais, como o das Pessoas Com Deficiências (“PCDs”) e o de Justiça Ambiental (alguns dos quais estão em universidades, mas outros não, e os textos deles foram escritos para o volume, e não como parte de uma pesquisa acadêmica).
Com 435 páginas, o volume reúne 13 artigos sobre diversos temas relativos a questões socioeconômicas, políticas e culturais da região. Todos tratando de assuntos de grande interesse e que trazem contribuições essenciais para o conhecimento (e a transformação) da realidade local.
Também registra as memórias e experiências de militantes da área sindical, ambiental, social e política, todos de suma importância para a sociedade riostrense. Traz, ainda, entrevistas com Regina Pereira Muniz (da Taberna da Amendoeira) e Pedro Barbosa de Carvalho (Núcleo de Vigília Cidadã e Conselho do Orçamento Participativo), com a apresentação de Filipe Jorge Benjamin. O prefácio, “Radiografia de uma cidade”, é de Paulo Virgílio Preard.
A coletânea é organizada pela professora Vânia Noeli Ferreira de Assunção, do Curso de Serviço Social do Campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Rio das Ostras. Além dos volumes que já estão em “pré-venda” por R$ 80,00 cada (compras pelo Pix: vanianoeli@uol.com.br), também serão distribuídos exemplares para bibliotecas e outras instituições na cidade. Será disponibilizada, ainda, para downloads gratuitos na Internet. É editado pela Editora Home. Conta com a participação de 42 autores, além dos entrevistados e do prefaciador. O primeiro volume foi publicado em outubro de 2024.
“Convidamos a comunidade riostrense para a leitura e o debate sobre essa obra, que desejamos que se torne fonte para os próximos estudos sobre Rio das Ostras e região”, ressalta a professora Vânia Noeli.
Os artigos e respectivos autores: “Rio das Ostras, 2000-10: os desafios da cidade que mais cresceu no Brasil e as estratégias de enfrentamento da gestão municipal” (Kathelyn Cristina Santos de Abreu e Vânia Noeli Ferreira de Assunção); “Implementação do saneamento Básico em Rio das Ostras/RJ: “um passo importante” (Adriana de Oliveira Abreu e Maria Luisa Silva e Assunção); “Para onde vai a segurança pública do município de Rio das Ostras/RJ?” (Gabriel Fhelipe dos S.B. Sampaio); “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: uma análise sobre seu papel no município de Rio das Ostras” (Vanessa Vitória Saldanha Amorim).
E mais: “Resultados quantitativos das eleições de Rio das Ostras entre 2012 e 2024” (Karolayne Pereira da Silva Leandro, Niara Melo Retana, Vânia Noeli Ferreira de Assunção, Vera Lúcia Ferreira Sant’Ana Nobre) ; “A criação da Lei Brasileira de inclusão e a luta da causa das pessoas com deficiências e suas famílias em Rio das Ostras: um relato histórico de ativistas da causa no município” (Isabel Cristina Melo do Nascimento, Juliana Marques Lopes Silva e Renata Reis Fernandes):
Ainda: “Do território à luta: o papel do Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (Cepro) na construção do Fórum Popular de Justiça Ambiental e Climática (FPJac) (Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Bárbara Gomes Araújo, Cesar Gomes Araújo, Guilhermina Luzia da Rocha, Rosaldo Bezerra Peixoto, Rosilene Macedo).
Também: “A ocupação de escolas secundaristas em 2016: experiência da Ocupação Cinamomo em Rio das Ostras/RJ” (Ana Carolina Ferreira, Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa, Kathelyn Cristina Santos de Abreu, Susana Maria Maia); “Trabalho e saúde docente: um panorama da rede municipal de Rio das Ostras” (Felipe de Oliveira Melo, Jonathan de Oliveira Mendonça e Rodrigo de Azevedo da Cruz Lamosa);
Inclusive: “O Colégio Municipal Professora América Abdalla: memória e história – passos iniciais de uma pesquisa” (Raimundo Hélio Lopes, Luciana da Silva Barboza, Beatriz Cardoso Costa Melo, Caylana da Silva Barcelos, Caroline Francisca da Silva, Gabriel Couto Silva Velasco, Gabriel dos Santos Moreira, Heloisa Monteiro Baita Amado de Sousa, Isabela Pessanha Cardoso Paulagama, João Vitor Carvalho Lima, Lívia do Espírito Santo de Carvalho, Paulo Henrique Sales Martins).
E finalmente: “Relações de trabalho e serviço social na indústria do petróleo: o caso do Sindipetro-NF” (Carolina RosfPeroni Fernandes, Maria das Graças A.C. Rocha e Úrsula Luísa Braga); “Quando ensinar adoece: um estudo na Escola José do Patrocínio, em Campos dos Goytacazes/RJ (Maria Paula Bernardes e Luciano Barboza); e ”A atuação do movimento cultural de Silva Jardim na conquista do seu CPF” (Evaldo Peclat Nascimento).

Por Evaldo Peclat Nascimento ((Evaldo Peclat Nascimento é coautor do livro “Mosaico Riostrense”, além de jornalista, professor, poeta e conselheiro do Conselho Municipal de Cultura de Silva Jardim/RJ)