Três homens foram presos na noite de hoje (16) após uma tentativa frustrada de assalto às Lojas Americanas, no Centro de Rio Bonito. O crime ocorreu por volta das 19h30. Segundo agentes do Batalhão Rodoviário da Polícia Militar (BPRv) de Boa Esperança no 2º Distrito, um dos suspeitos entrou na loja como cliente, pedindo ajuda para realizar a troca de um produto. Em seguida, ele rendeu a funcionária que o atendeu e anunciou o assalto. Porém, a gerente da loja ainda conseguiu acionar a polícia, que chegou rapidamente ao local.
Agentes do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) foram os primeiros a chegar até a loja. Segundo informações, os suspeitos chegaram na loja em uma moto e um carro, que foram apreendidos pela polícia. O carro pertenceria a um dos suspeitos, identificado como Cristiano Batista da Conceição, de 31 anos, que trabalharia como motorista de aplicativo. Dois dos três suspeitos foram detidos dentro da loja e se entregaram à polícia sem oferecer resistência.
Suspeito invadiu apartamento ao fugir
O terceiro suspeito, Cristiano, conseguiu fugir da loja subindo ao estoque, no segundo andar, e teve acesso a outros prédios. Ele chegou a invadir uma casa se escondeu no banheiro do quarto de um dos apartamentos. De acordo com testemunhas, o genro da dona da casa, uma idosa, relatou que o suspeito chegou a ameaçar a moradora, que foi socorrida pela SAMU ao passar mal, após ser retirada do prédio.
Áudios divulgados na internet relatam momentos de tensão vivenciados pelos moradores do apartamento. “Ai Jesus, acende a luz”, diz uma moradora, possivelmente ao avistar o suspeito. “Calma, vó!”, tranquiliza uma familiar. “Ai meu Deus, ele tá aqui dentro, mãe”, diz outra moradora no momento em que a polícia localiza o homem.
Ouça os áudios
O suspeito que fugiu do local foi avistado por moradores, que comunicaram a polícia. Os agentes subiram no prédio, liberando os moradores por medidas de segurança e, da cobertura do edifício, comunicaram ter encontrado o homem, que também foi preso. Após a localização dos três autores do crime, todos os reféns foram liberados. Ninguém ficou ferido.
“Só pediram pra gente deitar. Os dois que estavam ali [dentro da loja] não estavam armados”, relatou um dos reféns, que não se identificou. O trio foi conduzido pelos policiais até a 119ª DP de Rio Bonito, junto com funcionários da loja, que prestaram depoimento. Com os suspeitos, foram apreendidos um revólver de calibre 38, munições, quatro aparelhos de celulares, dos quais dois foram roubados dos reféns, e uma quantia de dinheiro em espécie.
O secretário de Segurança de Rio Bonito, Marcio Soares, destacou a rápida ação dos policiais, especialmente do Proeis, programa instalado recentemente na cidade. “Não podemos esquecer que a equipe da 119ª DP, do Batalhão de Boa Esperança e o Proeis, que trabalham de folga, auxiliaram e foram fundamentais nessa ação. Mais uma vez, estamos somando forças pra tudo dar certo”, disse.
Foto de capa: Marcos Azevedo/Reprodução/Internet