UPA de Maricá conta com atendimento odontológico também para pacientes em observação

às

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, em Maricá, é uma das poucas na região com serviço de odontologia emergencial, que atua também em atendimentos diários a pacientes em observação com e sem Covid-19. O projeto, que estendeu o atendimento odontológico na unidade, iniciou em abril deste ano, com o objetivo principal de atender pacientes com coronavírus acolhidos e estabilizados na unidade, mesmo aguardando transferência para o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, referência no tratamento da doença na região. O serviço avançou também para todos os pacientes em observação, já que a UPA não interna, apenas estabiliza até a transferência.

Neste ano, foram realizados 2.581 atendimentos odontológicos. De abril até o fim de junho, 482 foram em pacientes em observação e 394 em pacientes com Covid-19. Segundo a coordenadora de Odontologia da UPA, Aline Marques, todo paciente que entra em observação, recebe a avaliação da equipe.

A secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa, lembrou sobre a motivação do início do projeto: “Iniciamos esse cuidado na UPA de Inoã principalmente por conta da covid, mais um detalhe que demonstra o quanto a Secretaria de Saúde está atenta às necessidades que surgem pelo caminho. Sabemos da importância da higienização oral do paciente intubado para prevenir a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e o projeto começou por eles, logo que abrimos leitos de observação na unidade”, ressalta.

Os cuidados da higienização vão tanto para os pacientes que podem fazer a higiene sozinho, onde o dentista dá a orientação e instrução de higiene oral, quanto para os pacientes que não podem por conta de seu estado de saúde. “Neste caso, o dentista faz a limpeza”, explicou Aline.

O plantão tem o horário da higienização, que geralmente é após a última refeição. Os pacientes recebem kits com escova, creme dental, fio dental e enxaguante bucal, como foi o caso da Eucilene dos Santos Machado, de 34 anos, que esteve em observação no local, mas conseguia fazer a higienização com o auxílio da equipe.

“Minha família trouxe minha pasta e escova de dente, mas a equipe também me entregou o kit. Quando cheguei, o dentista até realizou a limpeza para me orientar. É bom receber atenção e cuidado. Estou satisfeita”, comentou a paciente.

A diretora médica da UPA de Inoã, Juliana Nogueira, comentou que essa aplicabilidade do serviço odontológico ao paciente que se encontra no leito de observação, e alguns desses pacientes podendo estar em estado grave como os intubados acoplados à ventilação mecânica, é um ganho para a unidade.

“A higienização feita pelo profissional de odontologia é diferenciada da realizada pelo profissional de enfermagem, até porque o profissional da odontologia vai ter um olhar do exame clínico da cavidade oral, porque é a especialidade dele. Isso traz um benefício muito grande para todos os pacientes, principalmente para os que estão em estado grave. Foi um ganho em conjunto com a doutora Aline, de trazer essa atribuição ao nosso plantonista dentista. Com certeza impacta na melhoria da qualidade na assistência ao paciente que permanece mais de um dia em nossa unidade”, destacou Juliana.

 

Crédito: Secretaria de Comunicação de Maricá

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias