Vacinação Antirrábica prossegue no Segundo Distrito de Rio Bonito

às

A campanha de vacinação animal contra a raiva está em andamento. Cães e gatos devem ser vacinados para evitar a doença. A vacinação, que acontece em vários pontos fixos e volantes de vacinação espalhados por diversos bairros do município, será realizada até o dia 28 de outubro. Devem ser vacinados cães e gatos com mais de 3 meses de idade e fêmeas gestantes ou que estejam amamentando. O objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. O Dia D de vacinação acontece em 24 de setembro.

Nesta semana, de 5 a 16/9 de setembro, equipes da secretaria municipal de Saúde estarão fazendo a vacinação nos postos fixos e volantes nos seguintes bairros do Segundo Distrito:

05/09 – Bairro Parque Anchieta – 8:30 ás 13:00h – Posto de Saúde (ESF), CRAS, Bar do Feijão e E. M. Ângelo Longo.

06/09 – Parque Andrea – 8:30 ás 13:00h – Posto de Saúde (ESF), CRAS, Bar do Feijão e E.M. Ângelo Longo. 

12/09 – Prainha – 8:30 ás 13:00h – Posto Volante.

13/09 – Prainha/Nova Cidade – 8:30 ás 13:00h – Posto Volante.

14/09 – Nova Cidade – 8:30 ás 13:00h – Posto de Saúde (ESF), Quadra de Esporte e Bambu

15/09 – Nova Cidade – 8:30 ás 13:00h – Posto Volante

16/09 – Nova Cidade/Boa Esperança – 8:30 ás 13:00h – Posto Volante

A raiva é uma doença dos mamíferos (inclusive os homens), portanto classificada como uma zoonose. É causada por vírus, sendo mortal em 100% dos casos, tanto para os homens, quanto para os animais, pois não existe tratamento curativo. No Brasil, embora esta doença esteja aparentemente controlada, a Raiva Humana ainda faz vítimas, e a vacina é a única maneira de prevenir a doença. A contaminação ocorre quando o homem é mordido ou simplesmente entra em contato com a saliva de cães e gatos doentes.

Primeiros Cuidados – Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas por cães e gatos devem lavar bem o local atingido com água e sabão. A vítima deve ser encaminhada para o serviço de saúde e o animal deve ser observado por 10 dias, em local isolado. Qualquer mudança no seu comportamento deve ser informada às autoridades de saúde, para que sejam tomadas as medidas necessárias.

 

Crédito: Secom Rio Bonito

Texto: Denilson Santos

Veja também

Vítima foi brutalmente agredida no abdômen e está internada no Hospital Estadual Alberto Torres
às
Da esquerda para direita: Leandro Osawa, Alex Teixeira, Eduardo Soares "Dudu do Basílio" e Maria Conceição Nunes.
às
Ela foi detida em flagrante enquanto realizava procedimentos odontológicos de forma ilegal no local, no Fonseca, em Niterói
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias