Silva Jardim sedia a I Feira de Literatura e Culinária das Baixadas Litorâneas no dia 10 de novembro

Chega ao município de Silva Jardim, na sexta-feira, dia 10 de novembro, a I Feira de Literatura e Culinária das Baixadas Litorâneas
às
sj2
Foto: Divulgação

Chega ao município de Silva Jardim, na sexta-feira, dia 10 de novembro, a I Feira de Literatura e Culinária das Baixadas Litorâneas, com atividades ligadas ao universo literário e gastronômico, com programação gratuita, das 9h às 20h30. E, com esta temática multicultural, a I Feira de Literatura e Culinária das Baixadas Litorâneas busca possibilitar o encontro de dois universos que povoam a memória afetiva e a imaginação das pessoas, entendendo a Culinária como expressão cultural, relacionada à arte, aos costumes, valores e tradições de um povo e sua região.

A I Feira de Literatura e Culinária das Baixadas Litorâneas convidou para a programação a jornalista e escritora Sônia Hirsch, moradora de Petrópolis e reconhecida pela pesquisa e 21 livros publicados sobre temas relacionados à saúde, alimentação e bem-estar; a fundadora do reconhecido e premiado projeto Favela Orgânica, da cozinheira e empreendedora Regina Tchelly, que vai ministrar oficina sobre o aproveitamento de alimentos, base da sua luta por ensinar a diminuir os desperdício de alimentos descartados.

A produtora rural de orgânicos com certificados pelo SPG ABIO e Presidente da Associação de produtores orgânicos e agroecológicos da baixada litorânea, Anita Santoro, que de artista plástica se transformou em produtora rural há uma década, após adquirir parte de uma fazenda em no município de Silva Jardim. E reflete: “Sempre fui vegetariana e meus filhos foram criados assim. Iniciei com um pequeno plantio de produtos orgânicos em Niterói. Depois, decidimos comprar a terra e começar a plantar. Como somos bons de trabalhar, aprendemos cada vez mais e crescemos.”

Também estão na programação Marcela Nogueira, da Entrecontos, com a contação de histórias para crianças e, Adriana Izidoro, ministra Workshop Mediação de Leitura para estudantes e educadores. Além das apresentações do Circo a céu aberto às 18h e show de Thays Sodré e Rodrigo Garcia, às 19h horas, que encerra a I Feira de Literatura e Culinária das Baixadas Litorâneas.

Idealizado e sob a direção de Maximiliano Egger e Tadzia Oliva Maya, do Ponto de Memória Ypuca, coletivo com certificado IBRAM, o evento coproduzido pela Prefeitura do Município de Silva Jardim, conta com exposição de livros, conversa com autores e contações de histórias, oficinas de gastronomia, barracas com alimentos da agricultura orgânica e agroecológica, além de uma praça de alimentação especial, circo e show. Para o produtor cultural Maximiliano Egger, a ideia é trazer mais eventos de qualidade para o interior do Rio de Janeiro: “A gente é da roça, nem sempre pode ir até a capital para ter acesso aos eventos. Então, precisamos dar um jeito de trazer para perto de nós as oportunidades e dar um toque especial, com a nossa cara, que desta vez foi misturar os livros com a culinária.”

Para Tadzia Maya, responsável pela programação pedagógica da feira, “É uma satisfação muito grande poder envolver as escolas, as crianças e os jovens neste processo de descobrir a leitura, os livros e muitas vezes descobrir até mesmo um autor ou uma autora escondido dentro de si”, reflete a jornalista e educadora.

E como diz o ditado popular “é juntar a fome com a vontade de comer”, quando o evento promove o livro, a leitura e a gastronomia, ao unir a feira de livros com a feira de alimentos da agricultura familiar da região. Com o slogan “Livros na boca do povo!” a I Feira de Literatura e Culinária das Baixadas Litorâneas vem com o intuito de agregar os demais municípios da Baixada Litorânea, moradores de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema, valorizando assim a ancestralidade desta região do Rio de Janeiro.

I Feira de Literatura e Culinária das Baixadas Litorâneas é realizada com incentivo do edital Literatura Resiste da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e coproduzida pela Prefeitura do Município de Silva Jardim.

Serviço:

I Feira de Literatura e Culinária das Baixadas Litorâneas | Silva Jardim

Data: 10 novembro | sexta-feira

Horário: das 9h às 20h30

Localização: Praça Amaral Peixoto, Centro de Silva Jardim – Rio de Janeiro

Programação:

9h Mesa de abertura: roda de experiências sobre Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

10h: Entrecontos – Contação de histórias para crianças com Marcela Nogueira

11h: Roda de conversa com a autora Sônia Hirsch

12h: Almoço agroecológico

13h: Oficina de culinária com Regina Tchelly – como trabalhar o ciclo do alimentos com educação financeira na cozinha | Fundadora do Favela Orgânica

13h às 15h: Workshop Mediação de Leitura para estudantes e educadores, com Adriana Izidoro

15h: Oficina de culinária com Anita Santoro – Aprenda a fazer a carne de jaca

15h: Cancioneiro Brincante: contação de histórias para crianças

16h: Oficina de culinária com Juraci Castro – Aprenda a fazer nhoque de aipim

17h: Roda de conversa com autoras da agroecologia: O que é comida de verdade?!

18h: Espetáculo circense: Circo a Céu aberto

19h: Show com Thays Sodré e Rodrigo Garcia

Veja também

Alternar braços, durante a vacinação não é apenas uma escolha prática, mas uma estratégia que pode resultar em melhor resultado
às
AquaRio, abre mais cedo para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias circuito adaptado das 8h30 às 10h
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias