Saiba quem criou o aparelho de desejo dos brasileiros no verão, o ar condicionado

Para este ano, é esperado um aumento de 15% na produção de aparelhos de ar condicionado no Brasil.
às
foto destaque site (57)
Foto: Reprodução

Nas últimas semanas, as temperaturas estão cada vez maiores e para tentar amenizar, muitas pessoas recorrem a aparelhos de ar condicionado para refrigerar suas casas. Nem todos sabem, que o inventor deste equipamento foi um engenheiro americano, recém-formado. Para este ano, se espera um aumento de 15% na produção de aparelhos de ar condicionado no Brasil.

O aparelho foi inventado em 1902 por Willis Carrier, um engenheiro americano da Buffalo Forge Company, quando tinha apenas 25 anos. Ele havia acabado de se formar na faculdade e estava em seu primeiro ano na empresa. Carrier foi enviado para resolver um problema em uma gráfica localizada em Brooklyn, em Nova York, a Sackett-Wilhems Lithographing & Publishing Company.

As temperaturas estavam muito altas, e por isso, a gráfica estava com problemas na impressão. Foi então que Carrier desenvolveu uma máquina que controlava não só a temperatura e a umidade do ambiente, mas também a circulação do ar. A invenção puxava o ar por meio de um filtro, fazendo-o passar por bobinas cheias de um líquido refrigerante. Dessa forma, o ar recém-resfriado e desumidificado era ventilado para fora. E assim, o engenheiro, recém-formado, criou o primeiro ar condicionado.

Leia também: Função escondida no celular pode ajudar em situação de emergência

Em 1906, Carrier recebeu uma patente para sua invenção, que foi chamada de “aparato de tratamento de ar”. Em seguida, a Buffalo Forge Company criou um novo departamento para produzir o equipamento, chamado “Carrier Air Conditioner Company of America”, do qual o engenheiro era vice-presidente.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa decidiu parar de produzir novos itens. Então, Carrier, junto de seus colegas, juntou suas economias e criou a Companhia de Engenharia Carrier. A partir da fundação desta empresa, os aparelhos de ar condicionado passaram a complementar e refrigerar diversos espaços, inclusive residências, como acontece no Brasil.

De acordo com a CNN, o Departamento Nacional do Comércio e Distribuição da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) estima um aumento de 15% na produção de aparelhos de ar condicionado no Brasil em 2025, mostrando que, principalmente com as altas temperaturas do verão, o equipamento é um dos principais objetos de desejo dos brasileiros.

Crédito: O Globo

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias