Carnaval 2024: Bloco da Raposa celebra amizade da adolescência há quase 32 anos

Com quase 32 anos de Carnaval, a Raposa cresceu e hoje curte a folia em família, sendo um dos poucos blocos da cidade
às
WhatsApp Image 2024-01-19 at 11.30.19
Foto: Divulgação

Quem é de Rio Bonito não só já viu um desfile do Bloco da Raposa, mas com certeza conhece algum integrante desse grupo de amigos. Com quase 32 anos de Carnaval, a Raposa cresceu e hoje curte a folia em família, sendo um dos poucos blocos da cidade, ou talvez o único, que elegeu o bairro Green Valley como ponto de desfile. O Bloco da Raposa se orgulha por ser um grupo carnavalesco raiz e, por que não, eclético. Todos os anos axé, marchinhas de carnaval e os sambas-enredo que são eternos sucessos podem ser ouvidos próximo à Praça do Green Valley entoados pela famosa bateria do bloco, que possui 25 integrantes.

O grupo sai sempre na quinta-feira que antecede o carnaval, este ano no dia 8 de fevereiro. Mas antes disso, o esquenta não pode faltar, O Encontro de Carnaval será neste sábado (3) a partir das 15h, com o Bloco do Boi Mijão e, com a participação da cantora Iris Diniz e do DJ Bocão, tudo na Padaria Art do Pão.

Segundo informações do bloco, há alguns anos o grupo não desfila mais por questões de segurança, já que é um bloco que reúne crianças, jovens e idosos, mas nem por isso o público fica desanimado.

História

O nascimento do Bloco da Raposa tem data e local exato, dia 10 de dezembro de 1991, na Serra do Sambê, mais especificamente no lugar que se transformaria depois em Toca da Raposa, a casa do saudoso médico Paulo Cordeiro, pai de um dos integrantes do grupo, o também saudoso advogado Luís Guilherme Cordeiro.

O grupo de amigos, que na época tinha entre 15 e 16 anos e estudava junto no Colégio Cenecista Monsenhor Antonio de Souza Gens, passou o dia se divertindo na casa. Em um dado momento, no centro da piscina, um grupo menor conversava sobre a amizade que os unia e sobre o futuro da convivência deles, já que alguns já haviam saído da cidade para estudar e outros, naturalmente também seguiriam o mesmo caminho para outros fins.

Na tentativa de criar algo que os mantivesse em contato, surgiu a ideia de criar um bloco carnavalesco, que foi acatada por todos. A partir daí a decisão do nome do bloco veio através de várias sugestões de nomes de bichos, mas a ganhadora foi a raposa.

Depois de muitos carnavais, o bloco segue firme e forme agregando os amigos e as famílias dos amigos em uma organização fraternal.

Bloco da Raposa/ Foto: Divulgação

“A Raposa cresceu, agregou muitos amigos com o decorrer do tempo, protagonizando momentos inesquecíveis na memória de seus membros e simpatizantes. Passados quase 32 anos, a Raposa, que hoje significa muito mais do que um bloco carnavalesco, continua cumprindo o seu papel, de manter aqueles jovens, hoje senhores, unidos em fraterna amizade, fazendo do samba a energia que mantém viva toda esta história”, relata um dos integrantes do bloco, André Luis Alvares, mais conhecido como André Pijama.

Lívia Louzada

Veja também: Rio proíbe uso de celulares nas escolas; veja as exceções e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danielle
Danielle
2 meses atrás

Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes.Idade de Claudia Leitte

Últimas Notícias