Aos 10 anos, a atleta de jiu-jitsu, Yasmin Luna, moradora de Rio Bonito, vem colecionando títulos e medalhas na modalidade. Apesar da pouca idade, ela já recebeu o apelido de “Gigante”. Ao longo do último ano, a jovem foi campeã de cinco competições. Já no início deste mês, Yasmin conquistou o 1º lugar da categoria pena, até 33,200 kg, no Campeonato Rio Summer Open, evento que foi disputado na Barra da Tijuca e abre o calendário deste ano do jiu-jitsu.
Leia também: Delegacia de Rio Bonito prende homem apontado como gerente do tráfico na Praça Cruzeiro
A trajetória de Yasmin no jiu-jitsu começou em 2024, com apenas 8 anos, após ser encorajada pela família. Após cerca de quatro meses de treino, ela participou de sua primeira competição. Desde então, a jovem tem treinado na equipe GFTEAM Bacaxá, mantendo uma rotina de treinos, cinco vezes na semana, como conta sua mãe, Luana Muniz.
“Ela é muito dedicada no jiu-jitsu, durante os treinos, ela é dedicada, obediente e se mantém realmente focada, é da essência dela. Ela mantém uma rotina de musculação pela manhã, vai para a escola à tarde e, em seguida, vem o treino de jiu-jitsu, sempre de segunda a sexta-feira, quando levo Yasmin para Bacaxá”, relatou a mãe da Gigante.

Em um de seus primeiros torneios, Yasmin participou do Campeonato Brasileiro Kids CBJJ, em São Paulo, considerado a maior competição do mundo na categoria infantil. No entanto, ela foi superada na segunda luta.
Em seguida, a “Gigante” foi campeã em cinco torneios, foram eles: Sul-Americano, Saquarema Winter National Open, Cabo Frio National OPEN, Gfteam Nacional e Internacional Cup.
Para iniciar 2026, a competição escolhida foi o Campeonato Rio Summer Open, no dia 11 de janeiro. Na final, ela disputou com a mesma adversária que a eliminou no Brasileiro Kids CBJJ. Mas, desta vez, a vitória ficou com a riobonitense, que garantiu o pódio com um mata-leão.
Agora, o próximo desafio da “Gigante” será no final deste mês, no dia 31/01, em Saquarema, quando vai competir pelo cinturão de sua categoria. Já na semana seguinte, ela vai competir o Sul-Americano, na Barra da Tijuca.

Por Clara Egger (Estagiária sob supervisão)
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Leia também: Aos 10 anos, atleta de Rio Bonito, Yasmin Luna, é campeã de jiu-jitsu […]
[…] na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro 21/01/2026, às 16h01•1 comentário […]
[…] PrevAnteriorAos 10 anos, atleta de Rio Bonito, Yasmin Luna, é campeã de jiu-jitsu […]