A americana Simone Biles e a brasileira Rebeca Andrade são as maiores estrelas da ginástica artística nas Olimpíadas de Paris 2024. Na final por equipes, na terça, elas mostraram o poder de seus saltos e acrobacias na final por equipes. Biles liderou os EUA rumo à conquista do ouro, e Rebeca saltou para garantir o bronze brasileiro. E a distância entre as duas diminuiu em relação à classificatória.
As duas ainda vão brigar diretamente por medalha quatro vezes nestes Jogos Olímpicos: no individual geral e nas finais de solo, salto e trave. Ambas ficaram fora apenas da decisão das barras assimétricas, aparelho no qual Simone é a primeira reserva, e Rebeca, a segunda.
– É uma honra poder competir junto com ela. É uma referência no mundo todo, inclusive para mim. É muito gratificante ver o quanto ela está feliz – disse Rebeca depois do pódio.
– A gente puxa muito uma à outra, a mesma coisa com todas as outras ginastas. A gente, além de querer sempre estar ali melhor, a gente torce demais, a gente deseja que o outro também vá bem.
A ginasta brasileira contou que as duas se falaram rapidamente antes da competição.
– A gente conversou super-rápido, ela perguntou se eu ia fazer os quatro aparelhos e disse que ela também, a gente riu. Porque é difícil você competir três dias fazendo aparelhos, a gente ainda tem final do individual. É sempre uma conversa bem legal, mas é sempre muito rápido, porque a gente está concentrada.
Veja a seguir uma comparação das notas das duas nas Olimpíadas até agora, tanto na classificatória quanto na final por equipes. De domingo para terça, Rebeca reduziu a diferença e conseguiu ficar à frente da americana em dois aparelhos: salto e barras. Simone Biles foi superior no solo e na trave.
Na classificatória, a americana superou a brasileira nos quatro aparelhos. Curiosamente, a menor distância foi nas barras, nas quais elas não passaram à final: apenas 0.033. A maior diferença ocorreu no solo: 0.700. No total, Biles somou 59.066, contra 57.483 de Rebeca, diferença de 1.583.
Na final por equipes, Rebeca conseguiu ser melhor em dois aparelhos e reduziu a diferença geral para somente 0.366. A brasileira aumentou sua pontuação para 57.966, enquanto Biles fez 58.332, abaixo do rendimento de domingo. Entenda o que esperar nas próximas decisões.
CONFIRA AS DATAS DAS FINAIS INDIVIDUAIS DA GINÁSTICA ARTÍSTICAS
Final do individual geral – 1º de agosto, 5ª feira, 13h15. Disputam Rebeca Andrade e Flávia Saraiva.
Final do salto feminino – 3 de agosto, sábado, 11h20. Disputa Rebeca Andrade.
Final da trave – 5 de agosto, segunda-feira, 7h30. Disputam Rebeca Andrade e Júlia Soares.
Final do solo – 5 de agosto, segunda-feira, 9h20. Disputa Rebeca Andrade.
Fonte: ge.globo.com
Veja também: Filipe Toledo perde para japonês e dá adeus ao torneio de surfe nas Olimpíadas e nos acompanhe nas redes sociais.
[…] também: Simone Biles x Rebeca Andrade: o que esperar das outras quatro finais entre as ginastas em Paris e nos acompanhe nas redes […]