Rebeca Andrade conquistou a medalha de prata no individual geral da ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Paris! A disputa foi marcada pelo duelo com Simone Biles, dos Estados Unidos, que levou o ouro.
Já Sunisa Lee, também dos EUA, ficou com a medalha de bronze. E Flávia Saraiva, que também representou o Brasil na competição, terminou em 9º lugar.
Com o resultado, Rebeca se torna a primeira mulher brasileira a conquistar quatro medalhas em Olimpíadas, ultrapassando os três pódios de Fofão, do vôlei, e Mayra Aguiar, do judô.
Em Paris, a ginasta de 25 anos já havia ganhado o bronze na competição por equipes. Em Tóquio, em 2021, ela garantiu a prata no individual geral e o ouro no salto.
E a conta ainda pode aumentar. Rebeca ainda vai disputar outras três finais neste ano. Caso suba ao pódio de novo, ela pode se tornar a pessoa do Brasil com maior número de medalhas na história das Olimpíadas entre homens e mulheres.
Como foi a competição?
Biles começou a competição na frente. No salto, primeiro aparelho, a norte-americana somou 15.766, enquanto Rebeca recebeu 15.100 de nota.
A brasileira descontou a vantagem na segunda rotação. Nas barras assimétricas – aparelho considerado o mais fraco das duas ginastas -, Rebeca somou 14.666, enquanto Biles recebeu 13.733. A norte-americana cometeu um erro na transição para a barra menor, ao dobrar os joelhos para não encostar no chão, e acabou tendo um desconto na nota.
Depois, Biles retomou a liderança na trave. Enquanto ela tirou 14.566, Rebeca ficou com 14.133. As ginastas foram para o último aparelho com 0.166 de diferença.
E coube ao solo definir o pódio do individual geral da ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Paris. Embalada por Anitta e Beyoncé, Rebeca Andrade fez uma linda apresentação e somou 14.033. Mas Simone Biles, ao som de Taylor Swift, garantiu 15.066 e ficou com o ouro.
Rebeca e Biles terminaram o individual geral com 1.199 de diferença. Enquanto a brasileira somou 57.932, a norte-americana alcançou 59.131.
Já Flávia Saraiva seguia bem na competição, mas acabou ficando para trás após uma queda no solo. O erro resultou na nota 12.233 no aparelho. Com isso, Flavinha terminou a competição em 9º lugar.
Mais chances de medalhas
Rebeca Andrade ainda tem chances de somar medalhas nas provas por aparelhos. A brasileira se classificou para as disputas do salto, da trave e do solo. Já Júlia Soares, que estreou em Olimpíadas em Paris, vai disputar a final da trave.
Na terça-feira (30), as brasileiras conquistaram uma medalha inédita na competição por equipes. Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Júlia Soares, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira ficaram com o bronze.
Confira a agenda das finais por aparelhos:
Salto (com Rebeca Andrade): sábado (3), às 11h20 (Brasília)
Barras assimétricas (sem brasileiras): domingo (4), às 10h40 (Brasília)
Trave (com Rebeca Andrade e Júlia Soares): segunda-feira (5), às 7h30 (Brasília)
Solo (com Rebeca Andrade): segunda-feira (5), às 9h20 (Brasília)
As provas serão transmitidas pela TV Globo, SporTV e Globoplay, além da Cazé TV, no YouTube.
Veja as notas das brasileiras em cada aparelho no individual geral:
Salto:
Rebeca Andrade: 15.100
Flávia Saraiva: 13.633
Barras Assimétricas:
Rebeca Andrade: 14.666
Flávia Saraiva: 13.900
Solo:
Rebeca Andrade: 14.033
Flávia Saraiva: 12.233
Trave:
Rebeca Andrade: 14.133
Flávia Saraiva: 14.266
Fonte: cbn.globo.com
Veja também: Simone Biles x Rebeca Andrade: o que esperar das outras quatro finais entre as ginastas em Paris e nos acompanhe nas redes sociais.
[…] às 17h – Show de Rhoan VictorVeja também: Rebeca Andrade conquista prata no individual geral da ginástica; Biles fica com ouro e nos acompanhe nas redes […]