A conta de luz está de cara nova; entenda como funciona e não caia em golpes

às

Mudamos o modelo da sua conta de energia para acompanhar o novo formato de nota fiscal eletrônica utilizada em todo o país. Mas não se preocupe. Você continua contando com os mesmos canais de pagamento de sempre, podendo receber a conta com dois tipos de boleto de pagamento: com a marca da Enel ou com a marca do Banco.

Utilize o melhor canal de pagamento para você: débito automático, internet banking, agências bancárias de sua preferência, postos de pagamento autorizados, caixas eletrônicos e lotéricas.

Confira o novo modelo de sua conta com textos explicativos logo abaixo:

Clique aqui para navegar pela sua conta!

Importante: Se você receber o boleto bancário, aguarde 1 dia útil após a emissão da conta para pagamento (neste período, o boleto será validado pela instituição bancária).

Entenda como funciona a composição da sua conta de energia:

Todo ano, a tarifa de energia passa por um reajuste tarifário, definido e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que impacta diretamente no valor final da conta de luz energia. As distribuidoras de energia, entre elas, a Enel, não gerenciam este reajuste.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, no dia 09 de março de 2021, o reajuste tarifário da Enel Distribuição Rio. O reajuste para consumidores:

  • Para clientes residenciais, foi de 4,63%,
  • De média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, foi de 10,38%

O reajuste será, em média, de 6,02% e passa a vigorar a partir do dia 15 de março de 2021.

Os principais fatores que influenciaram este aumento foram:

  • A alta dos custos com aquisição e o transporte de energia até a distribuidora. Esses fatores, que são definidos por lei e regulamentação, não são gerenciados pela companhia;
  • O aumento do custo de compra de energia da usina de Itaipu pago à Eletrobras, em função da taxa de câmbio (variação do dólar) e os custos de transporte de energia das empresas de transmissão até a distribuidora aumentaram 57%;

Vale ressaltar que, devido aos impactos causados pela pandemia de Covid-19, a Aneel criou em 2020 a Conta Covid para diluir o reajuste nas tarifas de energia para o consumidor, dar liquidez financeira às distribuidoras e garantir 100% da receita das empresas de geração e de transmissão de energia no País. No reajuste tarifário de 2021, cabe esclarecer que a Conta Covid reduziu significativamente (em -14,29%) o efeito médio a ser percebido pelos consumidores.

Tarifas de Energia

As tarifas de energia são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com base em leis e regulamentos federais e contêm custos que não são de responsabilidade da Enel, como:

  • Impostos;
  • Encargos setoriais;
  • Custos de geração;
  • Custos de transmissão de energia.

Estes valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de luz energia e repassados diretamente as empresas de geração, transmissão e ao Governo Federal.

Por exemplo: De uma conta de luz de R$ 100, apenas R$ 21,3 são destinados à Enel Distribuição Rio para operação, expansão, manutenção da rede de energia e para remuneração dos investimentos.

Cuidados com golpes e fraudes virtuais

LINKS FALSOS OU SUSPEITOS: Se o endereço da página (URL) tiver um “@” no meio, há uma boa chance de ser um link fraudulento. Mesmo que o link contenha uma palavra ou expressão que seja do seu interesse, esse link pode não ser original.

BOLETOS OFICIAIS: Nós enviamos apenas boletos Enel ou do Banco do Brasil. O nome do titular da conta e seus dados pessoais também devem constar no documento. Se receber qualquer boleto diferente, não pague e entre em contato conosco para verificar.

CÓDIGOS E SENHAS: Nós não abordamos clientes solicitando códigos enviados para o seu celular ou senhas de acesso.

LIGAÇÕES SUSPEITAS: Sempre que receber uma ligação antes de se identificar pergunte para quem é direcionada a ligação. Se na ligação alguém se identificar como funcionário Enel, certifique-se que a ligação é para você e peça que informe os seus dados para confirmar a veracidade da ligação. Caso quem esteja ligando não saiba informar seus dados de cliente, não passe nenhuma informação.

INTERAÇÕES: Geralmente, quando o cliente comenta nossas publicações, nós comentamos na sequência pedindo que o próprio cliente faça contato via direct, sendo assim certifique-se que está realizando o contato com nossos canais oficiais.

SIGA NOSSOS PERFIS OFICIAIS

Facebook Enel Clientes

Twitter Enel Clientes

Facebook Enel Brasil

Twitter Enel Brasil

Instagram Enel Brasil

LinkedIn Enel Brasil

IDENTIFICANDO PERFIS FALSOS

  • Perfil foi criado recentemente
  • Poucas publicações
  • Baixa interação
  • Número pequeno de seguidores
  • O perfil segue muitos usuários
  • Comentários sem respostas
  • Qualidade baixa de fotos e artes publicadas
  • Sem foto no perfil ou foto com baixa qualidade ou distorcida.

JEITO DE FALAR: Preste atenção às saudações utilizadas e forma de falar: muitas comunicações falsas começam com “Querido(a) cliente”. Neste caso, seja cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão enviado.

ERROS DE PORTUGUÊS: Muitas vezes palavras erradas facilitam as fraudes, pois burlam filtros anti-spam em diversas plataformas, portanto, fique atento aos erros de português, concordâncias erradas e até palavras faltando.

Não se esqueça de nos avisar caso encontre alguma atividade suspeita em nome da Enel:

Facebook Enel Clientes

Twitter Enel Clientes

Fonte:  enel.com.br

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias