Mudamos o modelo da sua conta de energia para acompanhar o novo formato de nota fiscal eletrônica utilizada em todo o país. Mas não se preocupe. Você continua contando com os mesmos canais de pagamento de sempre, podendo receber a conta com dois tipos de boleto de pagamento: com a marca da Enel ou com a marca do Banco.
Utilize o melhor canal de pagamento para você: débito automático, internet banking, agências bancárias de sua preferência, postos de pagamento autorizados, caixas eletrônicos e lotéricas.
Confira o novo modelo de sua conta com textos explicativos logo abaixo:
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Importante: Se você receber o boleto bancário, aguarde 1 dia útil após a emissão da conta para pagamento (neste período, o boleto será validado pela instituição bancária).
Entenda como funciona a composição da sua conta de energia:
Todo ano, a tarifa de energia passa por um reajuste tarifário, definido e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que impacta diretamente no valor final da conta de luz energia. As distribuidoras de energia, entre elas, a Enel, não gerenciam este reajuste.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, no dia 09 de março de 2021, o reajuste tarifário da Enel Distribuição Rio. O reajuste para consumidores:
- Para clientes residenciais, foi de 4,63%,
- De média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, foi de 10,38%
O reajuste será, em média, de 6,02% e passa a vigorar a partir do dia 15 de março de 2021.
Os principais fatores que influenciaram este aumento foram:
- A alta dos custos com aquisição e o transporte de energia até a distribuidora. Esses fatores, que são definidos por lei e regulamentação, não são gerenciados pela companhia;
- O aumento do custo de compra de energia da usina de Itaipu pago à Eletrobras, em função da taxa de câmbio (variação do dólar) e os custos de transporte de energia das empresas de transmissão até a distribuidora aumentaram 57%;
Vale ressaltar que, devido aos impactos causados pela pandemia de Covid-19, a Aneel criou em 2020 a Conta Covid para diluir o reajuste nas tarifas de energia para o consumidor, dar liquidez financeira às distribuidoras e garantir 100% da receita das empresas de geração e de transmissão de energia no País. No reajuste tarifário de 2021, cabe esclarecer que a Conta Covid reduziu significativamente (em -14,29%) o efeito médio a ser percebido pelos consumidores.
Tarifas de Energia
As tarifas de energia são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com base em leis e regulamentos federais e contêm custos que não são de responsabilidade da Enel, como:
- Impostos;
- Encargos setoriais;
- Custos de geração;
- Custos de transmissão de energia.
Estes valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de luz energia e repassados diretamente as empresas de geração, transmissão e ao Governo Federal.
Por exemplo: De uma conta de luz de R$ 100, apenas R$ 21,3 são destinados à Enel Distribuição Rio para operação, expansão, manutenção da rede de energia e para remuneração dos investimentos.
Cuidados com golpes e fraudes virtuais
LINKS FALSOS OU SUSPEITOS: Se o endereço da página (URL) tiver um “@” no meio, há uma boa chance de ser um link fraudulento. Mesmo que o link contenha uma palavra ou expressão que seja do seu interesse, esse link pode não ser original.
BOLETOS OFICIAIS: Nós enviamos apenas boletos Enel ou do Banco do Brasil. O nome do titular da conta e seus dados pessoais também devem constar no documento. Se receber qualquer boleto diferente, não pague e entre em contato conosco para verificar.
CÓDIGOS E SENHAS: Nós não abordamos clientes solicitando códigos enviados para o seu celular ou senhas de acesso.
LIGAÇÕES SUSPEITAS: Sempre que receber uma ligação antes de se identificar pergunte para quem é direcionada a ligação. Se na ligação alguém se identificar como funcionário Enel, certifique-se que a ligação é para você e peça que informe os seus dados para confirmar a veracidade da ligação. Caso quem esteja ligando não saiba informar seus dados de cliente, não passe nenhuma informação.
INTERAÇÕES: Geralmente, quando o cliente comenta nossas publicações, nós comentamos na sequência pedindo que o próprio cliente faça contato via direct, sendo assim certifique-se que está realizando o contato com nossos canais oficiais.
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JEITO DE FALAR: Preste atenção às saudações utilizadas e forma de falar: muitas comunicações falsas começam com “Querido(a) cliente”. Neste caso, seja cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão enviado.
ERROS DE PORTUGUÊS: Muitas vezes palavras erradas facilitam as fraudes, pois burlam filtros anti-spam em diversas plataformas, portanto, fique atento aos erros de português, concordâncias erradas e até palavras faltando.
Não se esqueça de nos avisar caso encontre alguma atividade suspeita em nome da Enel:
Fonte: enel.com.br