Projeto Baleia Jubarte afirma que Arraial é o local mais acessível no Brasil para avistar baleias

Pelo terceiro ano consecutivo, o Projeto Baleia Jubarte visitou Arraial do Cabo com a Expedição Sudeste, visando aprofundar conhecimento
às
baleia
Foto: Divulgação/rc24h

Pelo terceiro ano consecutivo, o Projeto Baleia Jubarte visitou Arraial do Cabo com a Expedição Sudeste, visando aprofundar o conhecimento sobre a biologia, comportamento e necessidades de conservação dessa majestosa espécie.

De domingo (7) até quarta-feira (10), a equipe de pesquisadores navegou pelas águas de Arraial do Cabo a bordo de um catamarã, registrando a presença e o número de cetáceos na região. No ano passado, estimou-se que mais de 30 mil baleias passaram por Arraial do Cabo, algumas muito próximas à costa da cidade.

Este ano, além da pesquisa, o projeto realizou uma ação especial junto ao turismo de base comunitária. Um dos embarques incluiu a participação da comunidade tradicional, visando capacitar a população local para a observação de cetáceos de forma sustentável, com apoio do projeto no futuro.

A presença constante desses animais atrai a atenção de pesquisadores, que são frequentemente vistos observando o mar azul-turquesa que banha a cidade. Arraial do Cabo tem se destacado por incentivar e promover trabalhos científicos focados no estudo do comportamento dos cetáceos durante seu período migratório.

“As baleias sempre fizeram parte da história de nossa cidade, mas no passado, sofriam com a caça. Hoje, fico orgulhoso de ver Arraial do Cabo comprometido com a sustentabilidade, com a preservação da espécie e sendo procurado como um dos melhores pontos de avistamento do Brasil” disse o prefeito Marcelo Magno.

Graças à sua localização geográfica privilegiada, Arraial do Cabo está se consolidando como um dos principais pontos de avistamento de baleias no Brasil, já que é possível vê-las diretamente da costa, especialmente na Praia Grande.

Segundo Enrico Marcovaldi, diretor do Projeto Baleia Jubarte, a cidade se destaca pela facilidade com que o público pode observar as baleias. “Com mais de 35 anos de experiência, afirmo que Arraial do Cabo é o local mais acessível no Brasil para avistar baleias jubarte, tanto em termos de proximidade quanto em quantidade”, afirma Marcovaldi. No entanto, a maior concentração de baleias jubarte continua a ser encontrada em Abrolhos.

Fonte: rc24h.com

Veja também

Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), seis municípios no estado do Rio
às
As compras internacionais feitas a partir do próximo sábado, dia 27, já poderão vir a ser taxadas com o novo imposto de importação
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] também: Projeto Baleia Jubarte afirma que Arraial é o local mais acessível no Brasil para avistar baleias e nos acompanhe nas redes […]

Últimas Notícias