Campeã do carnaval do Rio sai hoje

às

Qual escola de samba será campeã do carnaval 2019 do Rio? A resposta para essa pergunta será divulgada pela Liga Independente das Escolas do Samba (Liesa) nesta quarta a partir das 16h30, quando acontece a apuração do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Em 2019, a divulgação das notas terá algumas modificações em relação ao ano passado.

A mudança mais importante diz respeito aos julgadores reservas. Em 2018, seus nomes foram divulgados dias antes da realização dos desfiles e suas notas eram aproveitadas apenas em caso de ausência dos titulares. Neste ano, todos os 54 avaliadores escolhidos assistiram às apresentações em igualdade de condições, e um sorteio entre 12h e 13h desta quarta-feira, na sede da Liesa,  vai definir quais serão os 36 titulares e os 18 reservas (dois para cada quesito).

No mesmo horário, outro sorteio decidirá a ordem de leitura dos quesitos, que servirá de critério de desempate. Ou seja, se duas escolas chegarem ao fim com a mesma pontuação, quem tiver ido melhor no último quesito leva o título. Se o empate se mantiver, ganha aquela com as melhores notas no penúltimo quesito e assim por diante.

Como acontece tradicionalmente, as escolas serão avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasias, harmonia mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo. Em cada um deles, serão contabilizadas as quatro notas dos quatro julgadores titulares, com a menor delas sendo desconsiderada no cálculo final. Com diferença decimal, as notas podem variar entre 9 e 10.

Fonte: G1

Veja também

O governo federal apresentou nesta quarta-feira (24) o programa Voa Brasil, que deverá proporcionar passagens aéreas de até R$ 200
às
Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), seis municípios no estado do Rio
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias