Carros de aplicativos são proibidos de cobrar por ar-condicionado

A definição foi publicada em Diário Oficial nesta segunda-feira (8). Enquanto não houver adaptação, todos os veículos precisarão andar com ar-condicionado ligado.
às
Screenshot_2
Motorista da Uber cobra taxa extra para ligar ar-condicionado no Rio — Foto: Arquivo Pessoal

Os motoristas de carros de aplicativos são proibidos de cobrar adicional por ar-condicionado segundo a Secretaria de Defesa do Consumidor.

A definição foi publicada em Diário Oficial nesta segunda-feira (8). A prática, segundo a pasta, é considerada abusiva.

Carros de aplicativos são proibidos de cobrar por ar-condicionado
Carros de aplicativos são proibidos de cobrar por ar-condicionado – Foto: Reprodução

Leia Também: Caminhão bate e fica sobre mureta na Ponte Rio-Niterói siga nossas Redes Sociais.

A partir de agora, as plataformas precisam informar, de um jeito claro, quanto ao uso ou não do aparelho em todas as categorias disponíveis.

Para evitar desrespeito às regras, a norma determina que os carros que estiverem com o ar-condicionado quebrado saiam da plataforma temporariamente.

“Enquanto não houver a adequação das plataformas de serviço de transporte de passageiro por aplicativo, quanto a clareza das informações sobre o uso ou não do ar-condicionado em todas as categorias dos serviços disponíveis, todos os veículos prestadores de serviço deverão circular com ar-condicionado ligado, sem cobrança de valores extras diretamente ao consumidor, independentemente da categoria do serviço contratado”, diz um trecho da resolução.

Diversos passageiros reclamaram da prática.

“Eu perguntei sobre o ar condicionado e ele falou que não estavam ligando por causa da questão do valor do combustível”, afirmou Valeska Webster.

“Quando a gente tenta dar um toque fechando a janela pra ver se vai ligar. Mas eles falam ‘se quiser ligar, vocês têm que pegar a categoria mais elevada”, disse a administradora Joice Bonfim.

Uma motorista argumenta: “A gente não está fazendo de má vontade. A gente só não está recebendo aquilo que a gente deveria receber.”

Alguns passageiros entendem as reclamações dos motoristas, sobre o preço do combustível aumentar por causa do ar-condicionado. No entanto, eles também não acham justo passar calor.

“O Rio de Janeiro é muito quente e a pessoa fica apertada, fica com falta de ar. Ainda mais com criança pequena também, né. Complicado”, pontuou Rafael Pardal, produtor de merchandising.

A prefeitura afirmou que o Aplicativo Táxi Rio tem a determinação de deixar o ar-condicionado ligado nos táxis, cabendo ao passageiro a decisão de desligá-lo ou não.

Crédito: g1

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] de assalto em dunas no Ceará 2023 foi o ano mais quente já registrado nos últimos Carros de aplicativos são proibidos de cobrar por ar-condicionado Mulher é presa por abandonar filha alcoolizada em motel Surfistas encontram corpo […]

Últimas Notícias