Fotos mostram cenários da maior seca de Manaus em 121 anos

Com o Rio Negro em 13,59 metros, Manaus registra a pior seca em 121 anos, nesta segunda-feira (16).
às
SECA PRINCIPAL
Foto: Thiago Oliver

Manaus registra a pior seca em 121 anos, nesta segunda-feira (16), data em que o Rio Negro marca 13,59 metros. Fotos, que mostram o antes e depois, revelam cenários criados pela vazante histórica em pontos da orla da capital.

Segundo o Porto de Manaus, que mede o nível do Rio Negro desde 1902, essa é a pior seca registrada em Manaus. Até então, a maior vazante já registrada tinha sido em 2010, ano em que o Rio Negro desceu para 13,36 metros.

Em 2023, em quase toda a orla da capital, o cenário é o mesmo: rio “sumiu” e deu lugar a bancos de areia e pequenos filetes de água.

Os principais pontos turísticos de Manaus tiveram seus cenários alterados pelo fenômeno.

Desde o fim de setembro, a Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência na capital. Naquele mês, o Rio Negro media pouco mais de 16 metros, três metros a mais do que o registrado atualmente.

Crédito: g1.globo.com

Veja também

Espraiado de Portas Abertas, o circuito de turismo rural da cidade e que completa 16 anos em dezembro. Tendo como tema o Mês das Crianças
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias