Governo do Estado dá início aos trabalhos do Comitê de Segurança Escolar

às
Rio de Janeiro - RJ - 12/04/2023 - Reunião Comitê Intersetorial  de Segurança Escolar - CISE.
Foto: Rafael Campos

O Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (12/04), a primeira reunião do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar, no Palácio Guanabara. O objetivo é o desenvolvimento de projetos, treinamentos e diversas atividades para prevenção às situações de violência nas instituições de ensino.

Durante o encontro, com representantes de secretarias de Educação, forças de segurança, deputados estaduais, defensores públicos, Ministério Público e entidades de classe, o grupo reforçou a necessidade de incluir profissionais da área de saúde para auxiliar nas questões relacionadas à saúde mental de alunos e professores.

O vice-governador Thiago Pampolha ressaltou a responsabilidade de todos na construção de um ambiente seguro e de paz nas escolas.

– A perspectiva é que tenhamos resultados práticos e que cada órgão presente no Comitê traga ideias e propostas que efetivamente saiam do papel e contribuam para a segurança de alunos e profissionais da educação – enfatizou o vice-governador.

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, presidente do Comitê, ressaltou o esforço do Governo do Estado em implantar uma força-tarefa que traga novas medidas e ações.

– Trouxemos para esta primeira reunião algumas sugestões. Uma delas é que a Polícia Civil crie uma titulação para ocorrências referentes à violência escolar. A partir deste registro, a Secretaria de Educação poderá trabalhar pedagogicamente com os dados mapeados pelo Instituto de Segurança Pública – propôs a secretária.

O secretário de Polícia Militar, coronel Henrique Pires, destacou o reforço da Patrulha Escolar e a criação do aplicativo ‘Rede Escola’, que já está em fase de implantação, e será apresentado num próximo encontro do Comitê, ainda sem data agendada. Outra ação desenvolvida pela secretaria e que está em fase de conclusão é o treinamento de gerenciamento de crise e protocolos de segurança para os profissionais da Educação.

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) tem atuado em parceria com as plataformas digitais, o que vem permitindo a identificação de perfis ativos nas redes sociais de incitação à violência escolar. Todo o trabalho da Polícia Civil está alinhado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e conta com apoio das delegacias distritais.

Os membros do Comitê reforçaram a responsabilidade de toda a sociedade para o não compartilhamento de mensagens que levem ao “efeito contágio” e à propagação da violência.

 

Crédito: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Foto: Rafael Campos

Veja também

Ficou para esta quarta-feira (dia 16) a decisão do governo federal sobre a volta ou não do horário de verão neste ano
às
O turismo estrangeiro no Brasil registrou um desempenho impressionante em setembro de 2024, com um total de 445.389 chegadas
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias