Governo mantém sob sigilo dados que baseiam Reforma da Previdência

às

O Ministério da Economia decidiu manter em sigilo os estudos e relatórios que baseiam a Reforma da Previdência. O conteúdo inclui argumentos, estatísticas, dados socioeconômicos e informações que ancoram a proposta. A Reforma pode ir para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara nesta terça-feira (23). Pedidos na Lei de Acesso à Informação teriam sido negados pelo Ministério.

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, os dados que baseiam a Reforma foram elaborados “no âmbito de suas competências regimentais”, para manifestações técnicas sobre o projeto. Até o momento, apenas servidores e autoridades públicas do alto escalão têm acesso aos dados.

A Secretaria justifica a decisão “por se tratarem de documentos preparatórios”, com apoio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.  Segundo a Lei de Acesso, documentos preparatórios são as documentações utilizadas como fundamento para “tomada de decisão ou de ato administrativo, a exemplo de pareceres e notas técnicas”.

“Isso vai ter de estar aberto no dia da instalação da Comissão Especial. Esses dados precisam estar abertos, ou não tem como trabalhar”, protestou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias