Operação Lei Seca reforçará ações durante o Carnaval

às

A Operação Lei Seca vai reforçar as ações de fiscalização e conscientização durante o Carnaval. O esquema especial, que começou ontem (28/2) e segue até quarta-feira de cinzas (06/03), vai contar com todo o efetivo nas ruas, com cerca de 200 agentes. Serão realizadas aproximadamente 70 ações neste período, inclusive durante o dia, nas saídas dos blocos de rua, das praias e cachoeiras. As operações acontecerão na Capital, na Região Metropolitana e no Interior do Estado.

E para dar mais segurança ao maior espetáculo do mundo e prevenir possíveis acidentes, a Lei Seca estará presente nos dias de desfile na Sapucaí para fazer o teste do bafômetro em todos os motoristas dos carros alegóricos, antes de entrarem na passarela do samba. Ano passado mais de 300 testes foram realizados no Sambódromo e todos deram negativo.

– Com a presença da Lei Seca no Sambódromo, que é palco do maior Carnaval do Mundo, pretendemos garantir que os motoristas dos carros alegóricos possam entrar na Sapucaí e realizar o desfile com segurança, tanto para os que assistirão ao espetáculo quanto para os que participarão dessa grande festa. – Explicou o Superintendente das Operações da Secretaria de Governo, major Carlos Eduardo Falconi.

Além das blitzes de fiscalização, a Lei Seca vai intensificar também as ações de conscientização nos blocos de rua para alertar aos foliões sobre o perigo da mistura entre álcool e direção.

As equipes estarão nos blocos com maior concentração de pessoas, entre eles o Carmelitas (Santa Teresa); Escorrega Mais não cai (Gamboa); Banda de Ipanema (Ipanema); Cordão da Bola Preta (Centro); Cordão do Boitatá (Centro); Toca Raul (Centro); Sargento Pimenta (Aterro); Bloco de Segunda (Humaitá); Orquestra Voadora (Aterro) e Fervo da Lud (Centro).

– Além da blitz de fiscalização, já conhecida pelos motoristas, vamos intensificar as ações educativas nos maiores blocos de Carnaval. A ideia é alertar os foliões sobre a importância de voltar para casa com segurança. Lembrando sempre: Nunca dirija depois de beber! – reforçou a coordenadora da Lei Seca, Verônica Oliveira.

Balanço do ano anterior

No ano passado, mais de 6 mil motoristas foram abordados pela Lei Seca no período do Carnaval. Desses, cerca de 500 apresentavam sinais de embriaguez, o que representa 8,1% do número total de abordados. Também foram aplicadas 1.522 multas, 229 veículos foram rebocados e 393 carteiras de habilitações foram recolhidas nesse período.

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo e Relações Institucionais, é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que completa 10 anos este ano, em 19 de março.

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias