Polícia Civil deflagra operação contra facção ‘Povo de Israel’

às
Screenshot_5
Foto: Reprodução/ TV Globo

Policiais civis da Delegacia Antissequestro (DAS), com apoio da Subsecretaria de Inteligência e Corregedoria da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), deflagram, nesta terça-feira (22/10), a primeira fase da “Operação 13 Aldeias”, resultado de uma investigação iniciada há 10 meses.

A apuração identificou um complexo esquema de lavagem de capitais por meio de laranjas e empresas fantasmas que vêm abastecendo a organização criminosa autodenominada “Povo de Israel”.

Além disso, leia também:

Estado oferece 13 mil vagas em cursos online para empreendedoras

Os golpes são de falso sequestro, quando de dentro de uma cela, o preso liga para números aleatórios e finge ser um parente mantido refém por bandidos. Quando a vítima morde a isca, outro detento assume a chamada e passa a exigir um resgate.

E também de falsa taxa, quando os encarcerados ligam para estabelecimentos comerciais e se passam por traficantes da região. Falam que há dívidas e ameaçam o lojista com supostas retaliações.

Facção

Surgida em 2004, após dissidência de marginais em uma rebelião, a facção conta hoje com cerca de 18 mil presos e já ocupa 13 unidades prisionais (chamadas pelos presos de “aldeias”). Esse volume representa 42% do efetivo prisional.

De acordo com os agentes, o grupo movimentou cerca de R$ 70 milhões ao longo de dois anos a partir de recursos obtidos com os crimes de tráfico de drogas e extorsão praticada por meio de falsos sequestros.

Nesta primeira fase são cumpridos 44 mandados de busca e apreensão, bloqueio de contas correntes e respectivos ativos financeiros de 84 investigados, bem como o afastamento da função pública de cinco policiais penais.

As diligências são realizadas em Copacabana e Irajá, na capital, e nos municípios de São Gonçalo, Maricá, Rio das Ostras, Búzios e São João da Barra, bem como no estado do Espírito Santo. A Polícia Penal também efetua ações nos presídios onde estão as lideranças desta facção.

Polícia Civil. Deflagrada a "Operação 13 Aldeias" sobre um esquema de lavagem de capitais por meio de laranjas e empresas fantasmas
Foto: Reprodução

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Veja também

Centro de Inovação em Aquicultura de Maricá (Ciamar) deu início, nesta terça-feira (22), à primeira parte do novo ciclo de tilápias, camarões
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias