Terminal da Vale no Rio é fechado por operar sem licença e empresa é multada

às

A prefeitura de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), interditou, na manhã desta quinta-feira, o terminal da Ilha de Guaíba, pertencente à Vale, e multou a empresa em R$ 20 milhões. A Secretaria do município fluminense também fez uma inspeção em mais de 15 itens que a empresa deveria cumprir e encontrou diversas irregularidades.

O terminal está localizado na parte leste da Baía da Ilha Grande, voltada para a barra de entrada e bem no início da Baía de Sepetiba, dentro dos limites do município de Mangaratiba, que fica na Região Metropolitana do Estado do Rio. Construído em 1973, o terminal recebe cerca de 40 milhões toneladas por ano de minério de ferro, que chegam por vagões e passam pelo transbordo no terminal, e depois são levados por navios ao Porto de Sepetiba para exportação.

A prefeitura informou em seu site que a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) já havia solicitado, em 18 de dezembro de 2018, as licenças ambientais que permitiriam à Vale continuar as atividades. A empresa, porém, respondeu que o trabalho no terminal marítimo no “finger píer”, que recebe navios e o transporte de passageiros (funcionários), estava adequado, já que não há necessidade de licenciamento.

Ainda segundo o site, a empresa respondeu corretamente. As licenças, porém, para as principais atividades – estocagem de minério e a licença para operação no Terminal da Guaíba com classe de alto impacto de poluição – não foram apresentadas nas duas notificações, informou a prefeitura.

Fonte: Jornal O Dia 

Veja também

Encerradas definitivamente, sistema de transferências via DOC, um dos mais tradicionais meios de pagamentos bancários por décadas.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias