Depois de ficarem quase 300 dias no espaço, dois astronautas da NASA retornaram à terra firme na última terça-feira (18). Todo esse tempo na Estação Espacial Internacional (ISS) causou mudanças físicas em ambos por conta da microgravidade – uma gravidade muito fraca, que permite que pessoas e objetos “flutuem” – causando uma perda de cerca de 1,5% de densidade óssea por mês.
Dentre as mudanças, além dos ossos, os músculos também despertam atenção por conta da microgravidade, podendo inclusive atrofiar, para evitar que isso aconteça, os astronautas realizam exercícios físicas, com treinamentos aeróbicos e de resistência. De acordo com a NASA, na ISS, eles praticam atividades por aproximadamente 2,5 horas por dia.

A astronauta Sunita Williams, de 59 anos, retornou com olheiras perceptíveis, fios de cabelo grisalhos e uma aparência de cansaço causado pelo tempo no espaço.

Já Butch Wilmore foi fotografado na chegada, com linhas faciais mais expressivas e também com uma expressão de cansaço.
Leia também: Gusttavo Lima desiste de se candidatar à Presidência em 2026
Após a chegada à Terra, os astronautas precisam passar por uma readaptação, por meio de um cronograma de cerca de 45 dias, para recuperar força e resistência à gravidade do planeta.
A missão de resgate foi realizada por uma parceria entre a Nasa e a Space X, empresa de Elon Musk.
*Com informações do G1.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.