Nesta quarta-feira (7), a escolha de um novo Papa, processo conhecido como Conclave, começa no Vaticano. Como aconteceu em outras edições, a definição deve se estender por alguns dias. Ao todo, 133 cardeais participam da votação secreta na Capela Sistina. Para impedir interferência, ou ainda, vigilância eletrônica, o sinal de celular será cortado ao redor da Igreja.
O Conclave está previsto para começar às 11h30, do horário local, com juramentos coletivos e individuais dos 133 cardeais presentes na Capela Sistina, após um momento de discursos, será iniciada a votação. O escolhido precisa ter dois terços dos votos e a definição será divulgada através da liberação de fumaça na chaminé da Igreja.
No caso de liberação de uma fumaça branca, isso significa que um novo Papa já foi eleito. Porém, se a cor for preta, acontecerá mais uma rodada de votação. Os cardeais participantes devem entregar seus celulares e dispositivos eletrônicos a partir desta terça-feira (6) e só vão recebê-los de volta depois do fim da votação.
Além disso, o sinal de celular será cortado ao redor da Capela Sistina uma hora e meia antes do início do Conclave, a medida já foi acionada em outras edições e tem como objetivo impedir interferência externa ou vigilância eletrônica no resultado e não vai afetar a Praça de São Pedro.
Leia também: Botafogo busca recuperar boa fase com partida na Libertadores
*Com informações da CNN.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.