MPF pede anulação de recomendação para renovar concessão da Enel no RJ

Atualmente, a empresa atende 73% do Estado do Rio de Janeiro, aproximadamente 7 milhões de pessoas
às
foto destaque site (98)
Foto: Divulgação

Pouco mais de duas semanas após iniciar uma investigação sobre as reclamações de clientes da Enel, o Ministério Público Federal pediu anulação da recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para renovar a concessão da empresa no Rio por mais 30 anos. De acordo com o MPF, a concessionária é acusada de manipular indicadores de qualidade e apresentar diversas falhas, abusos e omissão na prestação de serviços. Atualmente, a Enel atende 73% do Estado do Rio de Janeiro, o que significa aproximadamente 7 milhões de pessoas.

Leia também: Polícia Civil de Rio Bonito prende homem acusado de tentar matar ex-namorada

Segundo o MPF, a Enel teria manipulado os indicadores através de expurgos, que permitem que a empresa façam cortes no cálculo de qualidade do serviço quando as quedas de energia são provocadas por situações específicas, como tempestades severas. Vale destacar que a medida é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No entanto, entre 2020 e 2024, a média de casos de expurgos de outras distribuidoras foi de 54,73%. Porém, segundo o MPF, a Enel teria registrado 115,47%, no mesmo período.

De acordo com o MPF “a concessionária precisou expurgar do relatório, sob a alegação de situação de emergência, uma quantidade de eventos de interrupção de fornecimento de energia muito superior ao próprio limite previsto”.

*Com informações do G1.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

A operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar, mirava o braço do Comando Vermelho que explora serviços clandestinos.
às
Em mais uma ação da "Operação Rastreio", policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM)
às
Uma mulher e três homens foram assassinados no dia 19 de junho deste ano, no bairro Cidade Nova.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias