Delegado que perdeu a perna em megaoperação no Rio retorna ao trabalho após 3 meses

Ele passou por nove cirurgias, ficou cerca de 47 dias internado, incluindo um período em coma, e chegou a ter apenas 3% de chance de sobreviver, segundo relatos médicos.
às
delegado
Foto: Reprodução/TV Globo

O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Bernardo Leal, retornou às suas atividades na última quarta-feira (28), na Cidade da Polícia, após quase três meses de afastamento motivados pelos ferimentos graves que sofreu durante a megaoperação Contenção, realizada em outubro de 2025 nos complexos do Alemão e da Penha.

Ele passou por nove cirurgias, ficou cerca de 47 dias internado, incluindo um período em coma, e chegou a ter apenas 3% de chance de sobreviver, segundo relatos médicos.

Leia também: Polícia ouve titular da conta que recebeu R$ 15 mil do golpe contra mãe de Adriano Imperador

Recebido ao som de aplausos por dezenas de colegas, Leal entrou na sede da Polícia Civil apoiado em muletas e fez sinal de agradecimento à plateia de agentes que o aguardava no corredor. A operação, que mobilizou mais de 2,5 mil policiais com o objetivo de combater o avanço territorial da facção Comando Vermelho, terminou com mais de 120 mortos e teve confrontos intensos entre forças de segurança e criminosos.

Durante o cerco policial às comunidades da Penha e do Alemão, o delegado — então assistente da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) — foi atingido por um tiro de fuzil na coxa direita, que provocou o rompimento de veias e artérias e resultou em hemorragia grave. Após intensa batalha médica, os profissionais foram forçados a realizar a amputação da perna direita para salvar sua vida.

Retorno

Ao reassumir suas funções, o delegado fez um breve pronunciamento aos colegas e jornalistas presentes:

“Estou muito grato por voltar a trabalhar. A recuperação tem sido um desafio diário, mas o apoio da corporação e da sociedade fez toda a diferença. Ainda tenho um longo caminho pela frente, incluindo a adaptação à prótese, mas estou pronto para seguir contribuindo com a Polícia Civil e com a sociedade fluminense.”

O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, foi um dos primeiros a cumprimentar o delegado na chegada e destacou o exemplo de Leal:

“O delegado Bernardo é um verdadeiro herói das polícias, um herói do Rio e um exemplo de ser humano para todos nós. Sua trajetória de superação inspira toda a corporação e a população.”

Em nota, a Polícia Civil e o Governo do Estado do Rio também informaram que irão custear integralmente a prótese e o tratamento continuado para o delegado, reafirmando o compromisso com a reabilitação de profissionais feridos em serviço.

Delegado que perdeu a perna, volta ao trabalho – Foto: Reprodução/TV Globo

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Há possibilidade de corte de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos
às
Os filhotes eram vendidos na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, antes de serem vacinados.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias