Até o momento São Gonçalo tem seis pré-candidatos a prefeito na disputa

às
foto destaque site (2)
Fotos: Montagem reprodução redes sociais e Marcos Serra Lima/G1

O cenário eleitoral de São Gonçalo não é diferente de outras cidades do entorno, já que a população terá vários candidatos na disputa para comandar a Prefeitura de 2025 até 2028, – seis pré-candidatos até agora – a começar pelo atual prefeito, Capitão Nelson (PL), que é pré-candidato a reeleição. Até as convenções partidárias, muitas reviravoltas podem acontecer, cenário comum na política. Segundo informações, os eventos dos partidos devem ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, mas a campanha eleitoral só é liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de 16 de agosto.  

Além disso, leia mais notícias sobre política.

Além de Capitão Nelson, a disputa ainda terá o deputado federal Dimas Gadelha, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) tem como pré-candidato um representante do legislativo estadual, o deputado Professor Josemar. Outras pré-candidatas são: Dayse Oliveira pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Viviane Carvalho pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) e Jaqueline Pedroza pelo Partido Novo (NOVO).

Veja a seguir um pouco do currículo dos pré-candidatos:

Jaqueline Pedroza (NOVO)

São Gonçalo. Até o momento, São Gonçalo tem seis pré-candidatos a prefeito nas eleições deste ano. Confira o resumo do currículo de cada um.
Foto: Reprodução Redes Sociais

A empresária e empreendedora social tem 39 anos, nasceu em São Gonçalo e pela primeira vez é pré-candidata a um cargo eletivo. Como pré-candidato a vice-prefeito Jaqueline deve ter o empresário Nelio Salabert, que disputou as Eleições de 2020 e terminou como suplente de vereador na cidade.

Viviane Carvalho (PMN)

Foto: Reprodução redes sociais

Viviane Batista Carvalho da Silva nasceu em Niterói, tem 37 anos, é formada em Direito e pós-graduada em administração pública e atualmente é diretora geral de administração e finanças da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado Rio de Janeiro.

Em 2017 ela foi diretora de administração e finanças do Instituto de Pesca do Governo do Estado e trabalhou na Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança como diretora-geral de administração e finanças. Viviane também foi subsecretaria de infraestrutura da Secretaria de Educação de São Gonçalo.

Dayse Oliveira (PSTU)

Foto: Marcos Serra Lima/G1

Dayse Oliveira Gomes nasceu no Rio de Janeiro, tem 58 anos, é formada em História com mestrado em Educação Pública. Ela foi professora da rede estadual e também diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) e da Central Sindical e Popular CSP-Conlutas.

A pré-candidata teve várias experiências em disputas eleitorais. Em 2002 foi candidata a vice-presidente da República com Zé Maria pelo PSTU. Em 2004, 2012 e 2020 foi candidata a prefeita de São Gonçalo, mas não foi eleita. Em 2014 e 2018 foi candidata a governadora do estado, mas também não conseguiu.  

Capitão Nelson (PL)

 Foto: Reprodução redes sociais

Nelson Ruas dos Santos tem 66 anos e é conhecido como Capitão Nelson, pois foi fuzileiro naval e policial militar antes de ingressar na política. Nasceu em Niterói mas cresceu em São Gonçalo. Ele foi vereador por quatro mandatos em São Gonçalo e candidato a deputado estadual por duas vezes. Nas eleições de 2018 ele ficou como suplente, por isso, foi empossado em 2019 no lugar de outro deputado que havia sido preso na operação Furna da Onça, desdobramento da Lava Jato. Em 2020 ele se elegeu a prefeito de são Gonçalo.

Dimas Gadelha (PT)

 Foto: Reprodução redes sociais

Dimas de Paiva Gadelha Júnior tem 49 anos, nasceu em Sousa, na Paraíba, mas foi criado em São Gonçalo. Dimas é médico, formado pela Faculdade Souza Marques, especializado em saúde pública, pela Fiocruz, e tem três pós-graduações, em Gestão em Saúde, Auditoria em Serviços de Saúde e Administração Pública.

Atualmente deputado federal, ele já foi secretário de Governo de Magé, Secretário de Saúde de São Gonçalo e secretário de Gestão e Metas de Maricá. Em 2020, apesar de ter ido para o segundo turno, ele perdeu a eleição para a prefeito de São Gonçalo.

Professor Josemar (PSOL)

Foto: Reprodução redes sociais

Josemar Pinheiro de Carvalho, nasceu em São Gonçalo, tem 49 anos, é professor de Geografia, formado e pós-graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente é deputado estadual do Rio de Janeiro.

Ele já foi candidato a deputado federal e a prefeito de São Gonçalo. Em 2020 foi eleito vereador de São Gonçalo e em 2022 eleito a deputado estadual.  

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Veja também

Os brasileiros ainda não sacaram R$ 8,56 bilhões em recursos esquecidos no sistema financeiro até o fim de julho, divulgou nesta sexta-feira
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Até o momento São Gonçalo tem seis pré-candidatos a prefeito na disputa […]

Últimas Notícias